Pesquisa realizada na Unoesc é destaque na Conferência Brasileira sobre Equinos
O curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê esteve representado na XIX Conferência Anual da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equinos (Abraveq), nos dias 25, 26 e 27 de maio, em Campos do Jordão/SP. Acadêmicos e docentes, representados pelo professor Dr. Dietrich Pizzigatti, apresentaram o resumo intitulado “Perfil socioeconômico dos carroceiros e avaliação do […]
Publicado em 07/06/2018
Por Unoesc
O curso de Medicina Veterinária da Unoesc Xanxerê esteve representado na XIX Conferência Anual da Associação Brasileira de Médicos Veterinários de Equinos (Abraveq), nos dias 25, 26 e 27 de maio, em Campos do Jordão/SP.
Acadêmicos e docentes, representados pelo professor Dr. Dietrich Pizzigatti, apresentaram o resumo intitulado “Perfil socioeconômico dos carroceiros e avaliação do manejo geral e parasitológico de equinos utilizados como tração animal no perímetro urbano de Xanxerê (SC)”.
Este projeto é de autoria dos acadêmicos Jocenir Nunes Oliveira, Eduarda Cristina Sparremberger, Ana Luisa Alves Rambo, Michele Helena Weirich e Alex Lorenzet e dos docentes Giovana Camillo e Dietrich Pizzigatti.
Este resumo foi um dos cinco selecionados para classificação final neste evento. É um dos três trabalhos já apresentados em eventos científicos e que foi realizado a partir da pesquisa do grupo de extensão “Saúde para animais de tração transeuntes do perímetro urbano de Xanxerê”.
O grupo de pesquisa, que apresentou o resumo, atua com o projeto “Amigo Carroceiro” atendendo animais em Xanxerê, empregando questionários socioeconômicos aos proprietários, avaliando e prestando assistência veterinária aos animais, além de fornecer alguns medicamentos básicos, visando a qualidade e bem-estar dos equídeos.
— Novos desdobramentos deste projeto ainda irão surgir, considerando o desenvolvimento de pesquisas em conjunto com professores do curso de Zootecnia, também da Unoesc Xanxerê, sobre a equinocultura no Oeste de Santa Catarina, e que está aberto para interessados nesta área — afirmou o professor Dietrich.