Pesquisa voltada a alunos especiais é desenvolvida por acadêmicos do curso de Música
Os acadêmicos da 4ª fase do curso de Licenciatura em Música, da Unoesc Capinzal, em parceria com a Escola Especial Wanda Meyer, estão desenvolvendo uma pesquisa para crianças com síndrome de Down e deficiência mental moderada. Intitulada como Educação Musical Especial, o projeto consiste em determinar quais as práticas pedagógicas mais significativas no processo de ensino e […]
Publicado em 15/04/2015
Por Unoesc
Os acadêmicos da 4ª fase do curso de Licenciatura em Música, da Unoesc Capinzal, em parceria com a Escola Especial Wanda Meyer, estão desenvolvendo uma pesquisa para crianças com síndrome de Down e deficiência mental moderada. Intitulada como Educação Musical Especial, o projeto consiste em determinar quais as práticas pedagógicas mais significativas no processo de ensino e aprendizagem destes alunos.
Os acadêmicos pesquisadores, Ana Serpa, Anderson Schran, Carlos Alberto da Silva, João Luiz de Jesus e Teresinha Andrade, iniciaram o estudo no mês de março. Ele será aplicado pelo período de um ano, semanalmente, buscando respostas que possam subsidiar estas práticas de educação musical em espaços escolares e não escolares.
A finalidade deste projeto é ampliar os limites físicos ou mentais do deficiente, podendo contribuir também para despertar a consciência perceptiva, o desenvolvimento da discriminação auditiva e do controle motor. Além disso, a pesquisa busca favorecer a integração social e emocional da criança, influindo positivamente sobre sua atitude com relação ao trabalho e a si mesma.
De acordo com os estudos efetuados até o momento, a música pode representar para as crianças portadoras de necessidades especiais, um mundo não ameaçador onde ela pode se comunicar e principalmente se auto identificar.