Página inicial O que acontece Pesquisador canadense visita a Unoesc Xanxerê
Notícia International Xanxerê

Pesquisador canadense visita a Unoesc Xanxerê

O professor e pesquisador John Church, da Thompson River University, esteve na Unoesc Xanxerê entre os dias 27 de abril e 1º de maio. Nesse período, além do campus, o pesquisador teve a oportunidade de conhecer diferentes propriedades rurais de produção leiteira e de gado de corte e um frigorífico da região.

A visita faz parte de um convênio de internacionalização entre as universidades do sistema da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe), entre elas a Unoesc, e universidades canadenses por intermédio da Organização Universitária Interamericana (OUI), que foi assinado no dia 26 de abril, em Florianópolis, com a presença de seis pesquisadores canadenses, aos quais foi apresentado o potencial do estado de Santa Catarina para futuras parcerias e pesquisas.

A programação em Xanxerê, que foi mediada pela coordenadora geral de Relações Internacionais, Nicole Stivaletta, iniciou com um encontro entre os dirigentes do campus e o colegiado do Programa de Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal (PPGSPA) da Unoesc, seguido das visitas às propriedades.

O pesquisador também ministrou duas palestras, uma aos discentes do curso de Medicina Veterinária e do PPGSPA sobre “Estresse térmico em bovinos de corte”, e outra aos estudantes do curso de Zootecnia sobre o uso de novas tecnologias na produção de bovinos. As atividades contaram com o auxílio na tradução da coordenadora das Relações Internacionais do campus de Xanxerê, professora Irene e Sá Affolter, e dos estudantes de Medicina Veterinária, Laura Meneguzzi e Pedro Gaiki.

O professor e pesquisador do PPGSPA, Alan Miranda Prestes, que acompanhou a visita, comenta sobre o resultado inicial da visita.

— Este é o primeiro passo para futuras pesquisas em parceria com instituições internacionais. John encontrou muitas similaridades entre os sistemas de criação canadense e da região. Durante sua estada, muitas propostas de pesquisas foram levantadas entre as duas instituições. Ele pretende retornar em janeiro de 2025 para continuarmos as conversas — relatou o professor.

A coordenadora do PPGSPA, professora Giovana Camillo, destaca que a presença do Dr. John enriqueceu significativamente o ambiente acadêmico, proporcionando oportunidades de colaboração e troca de conhecimento.

— A participação efetiva dos docentes durante a visita demonstrou nosso compromisso com a excelência em pesquisa e internacionalização, o que não apenas beneficia os discentes, mas também contribui para o avanço da Unoesc e do setor agropecuário da região — pontuou Giovana.

A professora Irene destaca também que o contato direto do pesquisador com os estudantes, por meio das palestras, desperta para uma realidade mais próxima do sonho de estudar em uma universidade do exterior, tanto na Graduação e Estágio Curricular quanto no desenvolvimento de projetos de pesquisas nas áreas afins, além da possibilidade de bolsas para Pós-graduação e Mestrado.

— Estamos muitos satisfeitos com os resultados positivos desta visita que terá continuidade através dos projetos aqui alinhados — finalizou Irene.