Página inicial O que acontece Pesquisador do CNPq contempla o PPGD da Unoesc com palestra sobre Direitos Humanos na Sociedade Digital
Graduação Chapecó

O professor João Paulo Fernandes de Souza Allain Teixeira, pesquisador do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), associado na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e docente na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), ministrou palestra no Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc. A atividade foi realizada no dia 20 de junho e contemplou os estudantes do componente curricular “Desenvolvimento Humano e Interculturalidade” e os membros do Grupo de Estudos e Pesquisa (GEP) denominado “Interculturalidade e intersubjetividade: gênero, orientação sexual, raça e etnia”.

Intitulada “Direitos Humanos na Sociedade Digital”, a palestra abordou as intencionalidades do estudo e o impacto do tema na formação de estudantes e operadores na área do Direito. A debatedora foi a professora Doutora Thaís Janaina Wenczenovicz, do PPGD da Unoesc.

O pesquisador também apresentou o percurso metodológico, os desafios, os obstáculos, além dos principais resultados da pesquisa. Ele destacou que as tecnologias digitais estão transformando o modo como os direitos básicos, como a liberdade de expressão e o acesso à informação, são exercidos, protegidos e violados, da mesma forma que propiciam o reconhecimento de novos direitos.

— Dialogar sobre direitos humanos, sobre sociedade digital e sobre a importância do direito no mundo digital é de grande valia, uma vez que a tecnologia e o uso da internet estão cada vez mais interconectados com todas as relações humanas. Assim, o direito digital se torna cada vez mais relevante para a proteção das informações — ressalta o estudante Márcio de Lima, mestrando do PPGD da Unoesc.