Pesquisador Gerson Witte visita a exposição do Contestado realizada pela escola Ruth Lebarbechon
Na tarde de quinta-feira (24) a exposição sobre a Guerra do Contestado realizada pela Escola Ruth Lebarbechon do município de Água Doce e que está amostra na Biblioteca da Unoesc Joaçaba recebeu a visita do professor e artista gráfico Gerson Witte que é pesquisador do tema teve algumas de suas ilustrações reproduzidas pelos alunos. A visita foi […]
Publicado em 25/02/2022
Por Unoesc
Na tarde de quinta-feira (24) a exposição sobre a Guerra do Contestado realizada pela Escola Ruth Lebarbechon do município de Água Doce e que está amostra na Biblioteca da Unoesc Joaçaba recebeu a visita do professor e artista gráfico Gerson Witte que é pesquisador do tema teve algumas de suas ilustrações reproduzidas pelos alunos. A visita foi prestigiada pelo coordenador e colaboradores da biblioteca da Unoesc, bem como, representantes e estudantes da escola Ruth e ainda, representantes da Coordenadoria Regional de Educação (CRE).
Durante a visita, Gerson realizou uma palestra mostrando um pouco de suas pesquisas e presenteou a escola e a Unoesc com livros que falam sobre a Guerra do Contestado e contém ilustrações de sua autoria.
O projeto desenvolvido pela escola Ruth Lebarbechon e que culminou na exposição buscou realizar um resgate histórico da Guerra do Contestado, um dos conflitos mais sangrentos do Brasil ocorrido no estado de Santa Catarina, na região do Meio-Oeste catarinense
— Fizemos um grande movimento trabalhando pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, produção textual, desenhos, teatro, intervenções locais e resgate histórico e conseguimos ir além dos muros da escola. Além da exposição na Unoesc, também fomos convidados para publicar nos Anais do encontro nacional sobre o Contestado — afirmou a professora Janete Aparecida Rodrigues.
— Essa exposição é resultado do esforço de toda a comunidade escolar e demonstra que trabalhar os conteúdos de forma diferenciada desperta o talento e habilidades dos estudantes motivando que aprendam cada vez mais — ressaltou a diretora Elisete Aguiar Vieira Balestrin
Neste mesmo dia, em outro período, a artista, Márcia Elisabeth Schüler, que também teve obras reproduzidas por meio de releitura esteve no local e deixou uma mensagem de agradecimento aos alunos e professores que idealizaram a exposição.
— Gostaria de dividir com vocês, professores, estudantes, da escola Ruth Lebarbechon minha emoção e alegria ao visitar a exposição ou I Mostra Histórico Cultural do Contestado na Unoesc Joaçaba. Muito feliz por estar aqui, honrada com o carinho de todos vocês. Sucesso sempre. O Contestado Vive! — escreveu Márcia.
O coordenador da Biblioteca Tiago Diersmann agradeceu a visita e parabenizou o trabalho realizado pela escola, ressaltando que a Unoesc está de portas abertas para projetos que valorizem a cultura e as tradições da região
— Agradecemos a escola pela bela iniciativa de trabalhar o tema com seus alunos e ainda aos artistas Gerson e Márcia por todo o conhecimento compartilhado. Nosso desejo é que mais escolas, pesquisadores e artistas compartilhem conosco seus conhecimentos e trabalhos — finalizou Tiago.