Página inicial O que acontece Pesquisadores comparam políticas educacionais do Brasil e Portugal
Graduação Pesquisa Mestrado Joaçaba

Pesquisadores comparam políticas educacionais do Brasil e Portugal

Um projeto, contemplado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (Fape) da Unoesc, propõe uma pesquisa sobre as políticas de accountability no âmbito educacional. Esse termo da língua inglesa refere-se às políticas de avaliação, prestação de contas e responsabilização. O objetivo dos pesquisadores é realizar um estudo comparado de políticas de accountability para a educação pública […]


Um projeto, contemplado pelo Fundo de Apoio à Pesquisa (Fape) da Unoesc, propõe uma pesquisa sobre as políticas de accountability no âmbito educacional. Esse termo da língua inglesa refere-se às políticas de avaliação, prestação de contas e responsabilização. O objetivo dos pesquisadores é realizar um estudo comparado de políticas de accountability para a educação pública não superior no Brasil e em Portugal.

— A accountability em educação é tema em franca ascensão no quadro das políticas educacionais contemporâneas. Ainda que sua presença no campo da administração pública venha sendo empreendida há um bom tempo, sua introdução no âmbito educacional, muito especialmente nos países latino-americanos, é um fenômeno mais recente e que, portanto, requer aprofundamento — comenta a coordenadora da pesquisa Marilda Pasqual Schneider.

Além da professora do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, doutora Marilda Pasqual Schneider, participa do projeto o coordenador do Programa, doutor Elton Luiz Nardi. Em Portugal, os pesquisadores colaboradores são Almerindo Janela Afonso e Maria Fernanda dos Santos Martins, doutores que atuam na Universidade do Minho.

A professora Marilda explica que o Fape possibilitou os primeiros levantamentos em torno da temática de pesquisa. As primeiras aproximações permitiram compreender a organização dos sistemas nacionais de avaliação educacional e as tendências mais expressivas no que diz respeito às políticas de avaliação, prestação de contas e responsabilização nos dois países.

— Entendemos que essa investigação viabilizará uma importante fonte de consultas a pesquisadores da área, estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu e demais estudiosos interessados pela temática emergente no contexto dos países latino-americanos — destaca a pesquisadora Marilda.

Em torno desse projeto de pesquisa, foram concluídas três dissertações de mestrado e estão em curso mais três, todas elas desenvolvidas por estudantes da linha de pesquisa “Educação, Políticas Públicas e Cidadania” do Programa de Pós-graduação em Educação da Unoesc.

O projeto permitiu, também, a realização de missão de trabalho e estudos em Portugal, pelos pesquisadores e mestrandos do PPGEd inseridos na investigação. Oportunizou, ainda, a participação dos pesquisadores e seus bolsistas em vários eventos nacionais e internacionais; a realização de seminário internacional na Universidade do Minho, em parceria com a Unoesc; a publicação de capítulos de livro; e, a publicação de artigos em importantes periódicos da área da Educação.

Durante o projeto “Políticas de avaliação, prestação de contas e responsabilização (accountability) na escola pública não superior: estudo comprado entre Brasil e Portugal”, a bolsista pelo Fape, Vanessa Peluchen, realizou diversas tarefas de coleta de dados e, especialmente, o estudo documental. A pesquisa também contou com o apoio de bolsistas do Conselho Nacional de Iniciação Científica (CNPq) e da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc). 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.