Pesquisas de diplomados do curso de Psicologia despertam atenção de Editora Alemã e viram livros
As pesquisas que embasaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos agora psicólogos, Pricila Tobias e João Tomaz dos Santos Neto não só serviram para que conseguissem alcançar a nota necessária para serem aprovados na graduação como renderam outros frutos. Os assuntos trabalhados despertaram a atenção da Editora Alemã Novas Edições Acadêmicas e foram […]
Publicado em 03/10/2018
Por Unoesc
As pesquisas que embasaram os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos agora psicólogos, Pricila Tobias e João Tomaz dos Santos Neto não só serviram para que conseguissem alcançar a nota necessária para serem aprovados na graduação como renderam outros frutos. Os assuntos trabalhados despertaram a atenção da Editora Alemã Novas Edições Acadêmicas e foram transformados em livros.
Pricila abordou o luto de torcedores da Chapecoense diante da Tragédia aérea ocorrida no final de 2016 e o livro ganhou o nome “ Luto Coletivo: quando uma torcida perde seus heróis”. A pesquisa foi desenvolvida com a orientação da professora Jorgiana Baú Mena Barreto.
— O luto se manifesta com particularidades individuais, mas ganha proporção coletiva em casos de desastres e muitos campos da ciência principalmente da área de psicologia das emergências e desastres estão pesquisando os impactos psicológicos decorrentes — comentou a psicóloga.
Já, a pesquisa realizada por João e orientada pela professora Scheila Beatriz Sehnem deu origem ao livro intitulado como “População LGBT – Violência e Resiliência. O trabalho levou em conta que atualmente, a sociedade discute as questões identitárias e sexuais e com isso, surgem diferentes formas de compreensão e reação social, sendo uma delas, a violência na qual muitos da população LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transexuais, Transgêneros e Travestis) enfrenta, cotidianamente.
— O objetivo é traçar o perfil sociodemográfico de um grupo de LGBTs, identificar quais os tipos de violência sofrida por eles, resgatando as reações cognitivas e comportamentais diante das manifestações de violência vivenciadas — comenta João.
As professoras destacam que tanto a Pricila como o João, enquanto foram bolsistas/pesquisadores do CNPq, vinculados ao programa de Mestrado tendo a vertente da pesquisa muito presente em sua formação, aspecto esse que é bastante fomentado no curso juntamente com os pilares do ensino e da extensão.
— Publicações como essa vem para coroar a dedicação dos alunos e o trabalho do colegiado — afirmou a professora Scheila
Além do reconhecimento pessoal, outro ponto de destaque, segundo a professora Jorgiana, diz respeito a contribuição literária gerada com a publicação de ambos os livros.
— Os dois temas são extremante atuais e que não possuem muitas publicações do tipo. Assim sendo são dois novos materiais disponíveis e que vão fomentar e embasar novas pesquisas — concluiu Jorgiana.