Planejamento e tecnologia garantem a retomada econômica
Desafios e Perspectivas no Cenário Pós-pandemia Para o Desenvolvimento Regional foi tema de discussão durante live na noite de quarta-feira, dia 16, promovida pela Unoesc Videira. O encontro realizado remotamente e mediado pelo professor e pesquisador Giane Cendron, foi organizado pelo curso de Administração e equipe do setor de Marketing e Comunicação, com o apoio […]
Publicado em 17/06/2021
Por Unoesc
Desafios e Perspectivas no Cenário Pós-pandemia Para o Desenvolvimento Regional foi tema de discussão durante live na noite de quarta-feira, dia 16, promovida pela Unoesc Videira. O encontro realizado remotamente e mediado pelo professor e pesquisador Giane Cendron, foi organizado pelo curso de Administração e equipe do setor de Marketing e Comunicação, com o apoio da CDL, Aciav, prefeitura de Videira e RBV rádios.
Durante o encontro, a mesa de debates trouxe para a discussão assuntos focados na geração de empregos, uso da tecnologia como ferramenta importante no desenvolvimento de ações e trabalhos, resiliência em vários setores da economia local e regional, e se empresas e profissionais estão, de alguma forma, preparados para o momento em que a pandemia estiver controlada, quando as pessoas puderem retornar à uma vida mais parecida com o que tínhamos anteriormente e quais os novos desafios virão com este novo normal, que vem sendo desenhado pela epidemia e já dura um ano e meio.
Emprego em alta no município
O encontro contou com as presenças do Prefeito de Videira, Dorival Carlos Borga, representando o poder público, o qual apresentou dados relativos ao crescimento econômico do município e na geração de empregos. Trouxe ainda, informações e perspectivas do setor e garantiu que Videira continuará com números positivos nos próximos anos, com crescimento acima da expectativa.
“Alguns setores tiveram maior grau de dificuldade devido à pandemia, mas nosso PIB (Produto Interno Bruto) continua crescendo. Procuramos manter o foco no trabalho e seguir os protocolos com ações que preservem a saúde da nossa gente, mas também, dar andamento à vida e, na medida do possível, procuramos deixar que todos, com poucas exceções de alguns setores, continuassem trabalhando, relatou o prefeito.
Crescimento com base no planejamento e tecnologia
Representando o empresariado, o presidente da associação empresarial e industrial, Eliandro Pazin, assim como o vice-presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, Diogo Trota, enfatizaram a importância do planejamento, como fator principal para se sobrepor à crise gerada nos últimos 15 meses, vislumbrando um futuro promissor, principalmente na questão de tecnologia da informação e inovação, aliados ao trabalho remoto em várias áreas, tanto na indústria como no comércio.
“O comércio, mesmo com dificuldades, vem sobrevivendo, devido ao planejamento e visão estratégica na busca por modelos inovadores de gestão, principalmente financeira. Deve-se buscar aperfeiçoamento e profissionalização. Se atualizar e se preparar para esse novo momento que a economia vem sinalizando. Esses são ingredientes fundamentais para a retomada do crescimento em todos os setores”, apontam os empresários.
Compromisso dos meios de comunicação
Neste mesmo contexto, surgem os meios de comunicação, que são os grandes responsáveis por levar a informação e manter as expectativas com visão de futuro e crescimento econômico.
Para o advogado Mathias Vilhena de Andrade Neto, que esteve representando o empresário Flavio Brandalise, empresário e proprietário da RBV Rádios, parceira do evento, a imprensa regional tem um papel fundamental, destacando além do rádio, as plataformas digitais como os sites das emissoras, na propagação da informação checada e verdadeira, em tempos de tantas fake news.
“Com o advento das redes sociais, está havendo uma disseminação de opiniões, muitas vezes fora de contexto, em que as pessoas sem o conhecimento devido emitem comentários e informações errôneas, que ao invés de ajudar, dificultam acarretando incontáveis prejuízos a toda população. Por isso, o compromisso do rádio e suas plataformas, é verificar primeiro para depois, divulgar e opinar adequadamente, para que o ouvinte ou internauta não caiam em armadilhas”, assegurou Mathias Neto.
Mathias também parabenizou a Unoesc pela iniciativa, afirmando que a empresa e seus meios de comunicação estão à disposição para futuras parcerias que possam colaborar com o crescimento e desenvolvimento de Videira e municípios de seu entorno.
Saúde no combate à epidemia
A live também contou com o médico e secretário interino da Saúde, Jean Pascoal, que apresentou dados sobre a pandemia no município e reforçou que teremos ainda um mês de junho com provável crescimento no número de contaminados devido às variações do clima. Ele reforçou que nenhum sistema de saúde estava preparado para enfrentar uma pandemia dessa magnitude, mas garantiu que a saúde de Videira está habilitada, com profissionais, hospitais e demais unidades de saúde aptos a prestar um atendimento com qualidade.
“No início, ninguém sabia como se adequar, mas hoje já se conhecem melhor os protocolos e procedimentos, sendo possível assistir o paciente. A pandemia nos apresentou desafios inimagináveis, mas quando conseguirmos superar este momento, estaremos muito melhor preparados para acontecimentos futuros, caso voltem a ocorrer”, concluiu o secretário.
Unoesc a serviço da comunidade
Já, o vice-reitor da Unoesc, Ildo fabris, reiterou a preocupação da Universidade em oferecer oportunidades como essa que visam ao debate de situações de interesse comum. Agradeceu a participação de todos e reforçou que a instituição está de portas abertas para outros encontros, além de se dispor à parceria com os órgãos públicos, meios de comunicação e iniciativa privada.
O evento foi transmitido pelo Facebook das Rádios V, Videira e Vitória e do RBV Notícias, pelas Rádios Videira e V, além das redes sociais da universidade, por canal no YouTube, Facebook e Instagram.