Página inicial O que acontece Plataforma da Acafe reúne inovação e potencialidades das universidades comunitárias
Geral Graduação Joaçaba

Plataforma da Acafe reúne inovação e potencialidades das universidades comunitárias

A Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias do Estado de Santa Catarina (PIIC), é resultado de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil (MCTIC). Lançada em junho deste ano, a plataforma tem como objetivo organizar […]


A Plataforma de Inovação das Instituições Comunitárias do Estado de Santa Catarina (PIIC), é resultado de uma parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia do Brasil (MCTIC). Lançada em junho deste ano, a plataforma tem como objetivo organizar em um só ambiente as competências, vocações e potencialidades das universidades comunitárias de Santa Catarina.

— Acreditamos que é um marco na história da nossa Acafe e servirá como base estratégica para o fortalecimento do nosso trabalho por meio das Instituições Comunitárias que, brilhantemente, desenvolvem um papel fundamental para o desenvolvimento do estado de Santa Catarina — explica o presidente da Acafe e Reitor da Unoesc, professor Aristides Cimadon.

A PIIC promoverá maior interação com os setores públicos e privados através de projetos transversais entre as Instituições de Ensino Superior (IES) para atender demandas dos setores de toda a nossa região.

De acordo com o secretário do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Paulo Alvim, as universidades comunitárias brasileiras cumprem um papel estratégico no que se referem em pesquisa e extensão, os resultados dessas iniciativas já são vistos em todo território nacional e em especial nos territórios onde elas se situam.

— A proposta da ACAFE com a plataforma das comunitárias é estratégica, porque além de mostrar as competências existentes nestas universidades, a capacidade laboratorial que está à disposição da sociedade, além dos projetos que ela está desenvolvendo vão permitir uma maior interação com o setor produtivo, com isso ganham os ecossistemas onde elas se instalam, o setor empresarial brasileiro, mas principalmente, o ecossistema de inovação nacional — destacou o ministro.

Já para o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen, as concexões entre as universidades os setores empresariais, o governo e a sociedade são essenciais para a geração de desenvolvimento economico social sustentaveis, assim como para a geração de inovaçao e novos empreendimentos, a plataforma das universitárias comunitárias do sistema Acafe vem ao encontro desse desafio.

— O Governo de Santa Catarina, por meio da FAPESC, está atento a esse movimento, e acreditando nas interlecuções dos pesquisadores, emprrendedores e gestores, para agilisar as soluções dos problemas, nas mais diverssas áreas da sociedade, a geração de conhecimento e oportunidades proporcionadas pelas universidades comunitárias é decisiva para Santa Catariana, a Fapesc está atenta a esse movimento — destacou Fábio.

O projeto para a criação da plataforma foi coordenado pela Unoesc e custeado pelo valor de R$ 450 mil reais, disponibilizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações por meio da Emenda Parlamentar, referente ao Termo de Fomento 01.008.00/2019, Plataforma +Brasil nº 883227/2019, articulada pelo do Senador Jorginho Mello, pela Deputada Federal Carmen Zanotto e pelo Deputado Federal Pedro Uczai.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.