Página inicial O que acontece Poesia, emoção e gratidão marcam reencontro entre professora e ex-aluna na Uniti da Unoesc Maravilha
Notícia Extensão Professor Maravilha

Poesia, emoção e gratidão marcam reencontro entre professora e ex-aluna na Uniti da Unoesc Maravilha


Na vida, há momentos que vão além das páginas de um livro ou das salas de aula, momentos que nos conectam de maneiras inesperadas, trazendo à tona lembranças preciosas e laços que resistem ao tempo. Foi exatamente isso que aconteceu na Unoesc Maravilha, quando a professora Clair Fátima Zacchi foi surpreendida ao entrar na sala.

O que tornou esse encontro tão especial foi o fato de que uma das estudantes da Universidade da Terceira Idade (Uniti), dona Ilse Vicente, foi sua professora na infância, e, anos depois, Clair estava ali, não como aluna, mas como professora, compartilhando seu conhecimento e inspirando outros.

Para Clair, esse reencontro, mais do que uma simples coincidência, foi uma oportunidade de expressar toda a gratidão que sentia por alguém que, durante os primeiros anos de sua vida escolar, dedicou-se incansavelmente ao ensino e à educação.

— Encontrar a dona Ilse foi uma grata surpresa e uma grande alegria. Ela fez parte dos primeiros anos da minha vida escolar e o gosto pela poesia aprendi com ela. E, de fato, não era coincidência nem o encontro, nem a proposta da aula, uma vez que trabalhamos com leitura, literatura e memórias. Como não poderia deixar de ser, o encontro nos remeteu à poesia: “Lembrança tem cheiro/ tem gosto/ tem voz./ Une versos na casca de nós” (La Terza, 2016).  Os versos nos uniram mais uma vez — relata Clair.

Mas a história não para por aí. Do outro lado da sala, dona Ilse Vicente, compartilhava as mesmas emoções e sentimentos. Para ela, ver sua antiga aluna, agora como professora, era motivo de orgulho e alegria.

— Nada mais gratificante do que, nesse dia, eu com 74 anos, sendo aluna da professora que foi minha aluna na fase primária. Eu sinto alegria e orgulho por fazer parte da história da professora Clair — diz Ilse, emocionada.

Esse encontro é um testemunho da grandiosidade dos laços que criamos, ao longo da vida, e da importância de reconhecer e celebrar aqueles que nos inspiraram e moldaram nosso caminho. Na Uniti da Unoesc histórias como essa não são apenas relatos isolados; são testemunhos de uma comunidade unida pelo amor ao conhecimento e pela gratidão pelas lições que a vida nos ensina.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.