PPGD participa de Jornada internacional que discute os direitos fundamentais e democracia
Com o objetivo de consolidar a internacionalização de grupos de pesquisa pelo compartilhamento de experiências e projetos sobre direitos fundamentais e de princípios democráticos, acontece de 27 a 29 de outubro, de forma virtual, a 8ª Jornada da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia, formada por professores de programas de pós-graduação em Direito do […]
Publicado em 27/10/2021
Por Unoesc
Com o objetivo de consolidar a internacionalização de grupos de pesquisa pelo compartilhamento de experiências e projetos sobre direitos fundamentais e de princípios democráticos, acontece de 27 a 29 de outubro, de forma virtual, a 8ª Jornada da Rede Interamericana de Direitos Fundamentais e Democracia, formada por professores de programas de pós-graduação em Direito do Brasil, Chile, Colômbia, México e Peru. Evento conta com a participação do Programa de Pós-graduação em Direito da Unoesc (PPGD).
De acordo com o coordenador do PPGD, professor Robisom Tramontina, a Unoesc é fundadora da Rede e realizou a primeira edição da jornada em 2014, organizada pelo PPGD, já a deste ano está sendo coordenada pelo Centro Universitário Autônomo UniBrasil, de Curitiba (PR), com a solenidade de abertura acontecendo a partir das 8h30min, desta quarta-feira.
A programação do evento está dividida em painéis e grupos de trabalho, abordando diversos temas, entre os quais “Direitos Fundamentais e Proteção de Grupos Vulneráveis”, “Direitos Políticos e Desafios da Democracia”, “Direitos Fundamentais e Novas Tecnologias”.
O PPGD, da Unoesc será representado pelos professores Carlos Luiz Strapazzon, Wilson Steinmetz e Robison Tramontina. De 87 trabalhos aprovados de toda a América Latina, 5 foram de mestrandos e doutorandos do PPGD da Unoesc.
— A Red-IDD promove projetos de pesquisas e realiza seminários anuais com painéis e Grupos de Trabalho (GT) nos quais são apresentados resultados de pesquisas em andamento, resultados de estudos ou publicações recentes — enfatiza Tramontina.
Conforme explica o professor, Carlos Luiz Strapazzon, desde a criação em 2014, a Red-IDD vem realizando encontros anuais e intercâmbios com a participação média de 40 professores de 12 Universidades. Essa experiência tem gerado também publicações em livros, artigos para revistas, conferências, entrevistas, além de coorientações e participação em Comissões examinadoras de dissertações de mestrado e de teses de doutorado.
— A Red-IDD nasceu do ideal de aproximar universidades e pesquisadores para integrar experiências acadêmicas e publicar resultados de pesquisas sobre direitos fundamentais e democracia no contexto das Américas — destaca o professor Strapazzon.
Confira a programação completa no site da Red-IDD.
Argentina
Universidad Catolica de Cuyo
Brasil
Pontificia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
Universidade do Oeste de Santa Catarina
Centro Universitário Autônomo UniBrasil (PR)
Universidade de Santa Cruz do Sul (RS)
Universidade de Fortaleza
Faculdade de Direito de Vitória (ES)
Pontifícia Universidade Católica do Paraná
Chile
Universidad de Talca
Colombia
Universidade Externado
Peru
Pontificia Universidad do Perú
México
Universidad Autónoma de México