Página inicial O que acontece PPGEd da Unoesc promove Colóquio Internacional de Educação e Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino
Evento Geral International

A Unoesc Joaçaba sediou, de 26 a 28 de agosto, no Auditório Afonso Dresch, o “8º Colóquio Internacional de Educação” e o “3º Seminário Nacional de Formação Docente e Práticas de Ensino”. O evento foi promovido pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Universidade, com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Com o tema “Direito à Educação e à Escola: desafios contemporâneos”, o objetivo foi possibilitar a ampliação do diálogo, a reflexão e a socialização entre estudantes de Graduação e Pós-graduação, diplomados, docentes da Educação Básica e do Ensino Superior, bem como pesquisadores da área da educação. Foram mais de 250 participantes, nacionais e estrangeiros, incluindo representantes de instituições da Colômbia, Chile, Espanha, Portugal, São Paulo, Piauí, Ceará, Rio Grande do Sul, Paraná e Santa Catarina.

A solenidade de abertura, na manhã de segunda-feira (26), contou com a presença da coordenadora geral do evento, professora Doutora Camila Regina Rostirola, além de dirigentes da Unoesc: o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação, professor Kurt Schneider; a pró-reitora de Ensino, professora Jaciney Aparecida Danielli; a coordenadora geral de Relações Internacionais, professora Nicole Stivaletta; e a coordenadora do PPGEd, professora Doutora Marilda Pasqual Schneider. O momento também foi marcado por uma apresentação do Coral da Unoesc.

A conferência inaugural foi ministrada pelo professor Doutor Salomão Barros Ximenes, da Universidade Federal do ABC, que abordou o “Direito à Educação: desafios para a gestão educacional”. A programação, até quarta-feira (28), teve sequência com apresentações de mais de 100 trabalhos inscritos, painéis, mesas-redondas, mostras de práticas de ensino e lançamentos de livros.

— Em sua oitava edição, o Colóquio Internacional de Educação já está consolidado como uma das mais importantes atividades acadêmicas do PPGEd da Unoesc. É um espaço privilegiado para a qualificação e o diálogo, com a discussão de novas metodologias pedagógicas, políticas educacionais e práticas que têm sido desenvolvidas em diferentes contextos ao redor do mundo — enalteceu a coordenadora do Programa, professora Doutora Marilda Pasqual Schneider.

Na avaliação dos organizadores, o evento superou as expectativas, favorecendo o debate, os estudos e a divulgação de produções científicas sobre a formação docente tendo em vista as experiências de âmbito internacional, nacional, regional e local. Destaque ainda para os espaços de interlocução e de divulgação de práticas de ensino desenvolvidas em diferentes âmbitos de ensino e envolvendo públicos com diferentes características.