PPGEd promove Seminário Clássicos e a Educação: Zygmunt Bauman
Publicado em 13/09/2023
Por Unoesc
No mês de julho, a Linha de Pesquisa Processos Educativos, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc promoveu o Seminário “Clássicos e a Educação”, com foco no sociólogo e filósofo polonês, Zygmunt Bauman. A atividade foi realizada gratuitamente, de forma on-line, sob coordenação da professora Doutora Maria Teresa Ceron Trevisol e do professor Doutor Anderson Luiz Tedesco. Cerca de 100 participantes, entre graduandos, pós-graduandos do PPGEd, de outros Programas da Unoesc, como também de outros Programas de Pós-graduação nacionais e internacionais, docentes, pesquisadores e comunidade em geral, envolveram-se nas atividades do seminário.
— Sem dúvidas, essa é a missão das Universidades Comunitárias, ainda mais aquelas que possuem Programas de Pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado), no sentido de promover diálogos interdisciplinares, que transgridam as fronteiras geográficas e possibilitem encontros e debates a respeito de temáticas essenciais para a formação humana e ética em tempos líquidos — afirmou o professor Doutor Anderson Luiz Tedesco.
Foram dois dias de atividades com três conferências. A primeira delas abordou a temática “Vida, Obra e Pensamento de Bauman para o Futuro das Humanidades” e foi conduzida pelo professor Doutor Altair Fávero do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/UPF). Em outro momento, o professor Doutor Sidinei Pithan da Silva, do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (PPGEC/Unijuí), trouxe para debate o tema “Bauman e a Educação em Tempos Líquidos” e, ao final, “Bauman e as Pesquisas em Educação” foi explanado pelo professor Doutor Claudionei Vicente Cassol do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (PPGEDU/URI).
— O seminário intitulado “Clássicos e a Educação: Zygmunt Bauman”, realizado pela Unoesc, no último mês de julho, trouxe significativas contribuições para a área acadêmica e para a vida prática, uma vez que seus renomados palestrantes não só contextualizaram a vida, as obras e as reflexões desse grande pensador da modernidade que é Bauman, mas provocaram os participantes a considerar a construção do futuro — avaliou a Doutora Elisandra Riffel Cimadon, procuradora jurídica geral da Fundação Universidade do Oeste de Santa Catarina (Funoesc).
O evento buscou promover espaços de interlocuções, reflexões, provocações e socializações de estudos e pesquisas a respeito das contribuições do pensamento do sociólogo Zygmunt Bauman para a área e as pesquisas em educação. Buscou ainda reforçar vínculos institucionais, trocas e construção de conhecimentos, promovidos pelo seminário, visando, para 2024, a organização e publicação de um Dossiê.
— Foi uma excelente oportunidade de apresentar o trabalho do autor àqueles que ainda não conheciam e promover o aprofundamento aos estudantes já familiarizados com ele. Além de promover o encontro entre especialistas e estudiosos do autor, professores e estudantes, das mais variadas regiões, o seminário oportunizou ao programa oxigenar suas pesquisas e ampliar possibilidades de análise. Conhecer mais sobre as contribuições de Bauman, no âmbito educacional, munindo os estudantes e seus trabalhos de novidades sobre o autor, trouxe luz à reflexão contemporânea e enriqueceu fortemente as pesquisas e os estudos de todos os participantes. Parabéns aos organizadores e todos que contribuíram para a realização desse evento importante e inovador — ressaltou o professor PhD João Nicodemos Martins Manfio, Pós-doutor em Educação (UFSC), Doutor em Ciências Sociais/Antropologia (PUC-SP), Mestre em Sociologia Política (UFSC), participante do evento.
*Texto com informações do professor Doutor Anderson Luiz Tedesco e da professora Doutora Maria Teresa Trevisol.