PPGEd realiza seminário de acolhimento aos mestrandos e doutorandos ingressantes da turma 2022/2
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc promoveu, na segunda-feira (1º), um seminário de acolhimento aos mestrandos e doutorandos ingressantes da turma 2022/2. A abertura do evento foi realizada pelo reitor Aristides Cimadon, que abordou o tema “Formação híbrida mediada por tecnologias: perspectivas atuais”. O reitor destacou, em sua fala, que o ensino híbrido […]
Publicado em 03/08/2022
Por Unoesc
O Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc promoveu, na segunda-feira (1º), um seminário de acolhimento aos mestrandos e doutorandos ingressantes da turma 2022/2. A abertura do evento foi realizada pelo reitor Aristides Cimadon, que abordou o tema “Formação híbrida mediada por tecnologias: perspectivas atuais”.
O reitor destacou, em sua fala, que o ensino híbrido não pode ser concebido como uma mistura de tecnologias, mas de cenários de aprendizagem. Segundo enfatizou, as tecnologias devem ser utilizadas para ampliar as oportunidades de aprendizagem e de estudos individualizados.
Na sequência, a aula inaugural “Ética e Pesquisa em Educação” foi ministrada pelo professor Dr. Jefferson Mainardes, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Ele discorreu sobre assuntos relacionados à integridade acadêmica, revisão ética e legislações que regulamentam a ética na pesquisa.
O professor enalteceu que a ética em pesquisa tem sido uma preocupação constante dos pesquisadores da área da Educação, sendo essencial que ela seja contemplada no processo de formação por meio de disciplinas, seminários, palestras e debates.
Para a professora Dra. Marilda Pasqual Schneider, coordenadora do PPGEd da Unoesc, além do acolhimento aos novos mestrandos e doutorandos, o evento oportunizou um espaço para o estreitamento de relações acadêmicas entre ingressantes e veteranos, por meio de atividades desenvolvidas pelas linhas de pesquisa do Programa.