Página inicial O que acontece Inicia o prazo para inscrições no programa Universidade Gratuita
Graduação Notícia

Inicia o prazo para inscrições no programa Universidade Gratuita

O estudante interessado em aderir ao programa “Universidade Gratuita”, no segundo semestre de 2024, já pode realizar sua inscrição. O prazo iniciou nesta terça-feira (20) e segue até o dia 30 de agosto, às 19h, exclusivamente pela internet. O edital está disponível no site da Secretaria de Estado da Educação (SED) e também pode ser acessado no site da Unoesc.

Para participar do processo seletivo para a obtenção da assistência financeira, o estudante deve estar regularmente matriculado em curso de graduação, na modalidade presencial, nas instituições que integram o programa. Ele também deve atender a todos os requisitos, como ser natural de Santa Catarina ou comprovar residência no estado há mais de cinco anos. Outro critério é ser a primeira graduação cursada com recursos públicos estaduais, desconsiderando para esse fim os cursos de licenciatura curta. A seleção também considera como requisito que o estudante, preferencialmente, tenha cursado o Ensino Médio em escola pública, ou com bolsa integral ou parcial em escola particular. Ele também deve comprovar ser hipossuficiente, segundo o Índice de Carência (IC), e possuir renda familiar per capita inferior a oito salários mínimos para o curso de Medicina e inferior a quatro salários mínimos para os demais cursos.

A coordenadora do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Unoesc, Fernanda Regensburger Poletto, explica que o cadastro deve ser realizado no sistema  do estado, enquanto que os documentos comprobatórios devem ser anexados no sistema da Unoesc.

— A nossa orientação é para que o estudante esteja atento aos prazos e não deixe a inscrição para a última hora — ressalta Fernanda, acrescentando que as dúvidas referentes ao programa e ao preenchimento do cadastro podem ser sanadas junto ao SAE da Unoesc.

Saiba mais

O Universidade Gratuita, em vigor desde 2023, é considerado o maior programa para o desenvolvimento humano, social e econômico de Santa Catarina. A iniciativa possibilita a gratuidade de ensino para estudantes do ensino superior, que, em contrapartida, durante ou após a conclusão da Graduação, prestarão serviços em favor da população.