Premiação das escolas vencedoras marca o encerramento da 2ª edição do Projeto de Educação Fiscal
No dia 23 de outubro foi realizada no Teatro Alfredo Sigwalt, a cerimônia de encerramento do projeto de Educação Fiscal e Cidadania promovido pelo curso de Ciência Contábeis da Unoesc Joaçaba, em parceria com a Delegacia da Receita Federal, Secretaria de Educação e escolas públicas do Município de Joaçaba. Na oportunidade, foram premiadas as escolas […]
Publicado em 23/10/2019
Por Unoesc
No dia 23 de outubro foi realizada no Teatro Alfredo Sigwalt, a cerimônia de encerramento do projeto de Educação Fiscal e Cidadania promovido pelo curso de Ciência Contábeis da Unoesc Joaçaba, em parceria com a Delegacia da Receita Federal, Secretaria de Educação e escolas públicas do Município de Joaçaba. Na oportunidade, foram premiadas as escolas que conquistaram o 1º e o 2º lugar na gincana de Educação Fiscal realizada ao longo do projeto.
Em Joaçaba, o Projeto de Educação Fiscal e Cidadania reuniu cinco escolas públicas municipais e três estaduais ao longo do ano com as quais foram realizadas atividades como: curso de capacitação para os professores e os, visita ao depósito de mercadorias apreendidas da Receita Federal, concurso de redação e oratória no qual professores e estudantes foram premiados com celulares e tablets, provas de educação fiscal, que envolveram a coleta de notas fiscais, provas recreativas e de integração, realizadas no parque Municipal de Joaçaba, e de cunho social com arrecadação de 780 garrafas pet cheias de lacres que serão revertidos em cadeiras de rodas para entidades beneficentes e tampinhas plásticas que serão entregues para a Ong Amigos dos Animais, para serem vendidas e o valor utilizado no custeio de castrações.
A escola vencedora foi o Núcleo Pedagógico Rural de Joaçaba – Nuperajo que recebeu como premiação um lote de aproximadamente R$ 50 mil reais em mercadorias doadas pela Receita Federal para a realização de um bazar para arrecadar recursos para melhorias na escola, bem como, 40 prêmios para os alunos. A segunda colocação ficou com o Centro Educacional Frei Bruno que recebeu dois notebooks.
— Percebemos que cada vez mais escolas querem participar e não é só por causa dos prêmios, mas porque o projeto faz sim a diferença na sociedade com o envolvimento dos alunos, professores, pais e comunidade — afirmou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis da Unoesc Joaçaba, Ardinete Rover.
— O aprendizado sobre cidadania e educação fiscal terá um grande reflexo na vida desses estudantes. Vamos trabalhar para que possamos colocar esse projeto em prática nos próximos anos — comentou o delegado da receita Federal de Joaçaba, Otto Maresch.
A diretora da Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR) e diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, professora Jéssica Romeiro Mota esteve na cerimônia representando o Reitor da Unoesc professor Aristides Cimadon e parabenizou todos os envolvidos no projeto.
— Esse é um trabalho conjunto, bem articulado que está rendendo bons frutos. Contem sempre com a Unoesc para a realização desse e de outros projetos que vem ao encontro da nossa missão que é melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento da região — destacou Jéssica.
Quem também agradeceu aos organizadores do projeto foi o prefeito de Joaçaba, Dioclésio Ragnini.
— Esse é um projeto modelo e desejo que seja copiado por outros municípios. Com certeza o aprendizado absorvido pelos estudantes que participaram será levado para sempre e por isso nosso desejo é que essa ação continue — ressaltou.
Além de Joaçaba, cidade precursora da iniciativa, Projeto de Educação Fiscal e Cidadania também acontece em Campos Novos, Capinzal e Chapecó. E a grande notícia é que foi selecionado para concorrer ao Prêmio Nacional de Educação Fiscal.
— O envolvimento dos alunos e professores foi muito significativo e as atividades foram muito positivas proporcionando ações e reflexões muito pertinentes na formação do sujeito cidadão. Nos sentimos muito felizes em fazer parte desse projeto que agrega tantos valores à sociedade — destacou a secretária municipal de educação de Joaçaba, Ana Beatriz Brancher.
Já a Administradora Escola, Eliane de Carli, que na oportunidade representou Supervisão Regional de Educação de Joaçaba (SER), ressaltou que a participação das escolas estaduais participantes proporcionou aos alunos aprendizados e experiências importantes que agregarão muito em suas formações.