Produção científica da Unoesc é apresentada durante o Siepe
Publicado em 27/10/2023
Por Imprensa Unoesc
A Universidade é o ambiente propício para o desenvolvimento de pesquisas e projetos que além de contribuir com a formação dos estudantes, respondem às demandas da comunidade. Mas tão importante quanto produzir, é tornar isso conhecido. Diante disso, a Unoesc promoveu mais uma edição do Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão (Siepe).
Nos dias 19 e 20, o evento aconteceu na Unoesc São Miguel do Oeste, e nos dias 24 e 25, nos demais campi. Em todos foram apresentados, em forma de pôsteres, os resultados acadêmicos científicos realizados por todos os estudantes envolvidos em projetos de pesquisa e extensão, incluindo voluntários e aqueles envolvidos nos programas de Bolsas Científicas da Unoesc, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria de Estado de Educação, além de trabalhos de extensão, ensino e inovação. Na Unoesc São Miguel do Oeste foram 70 trabalhos apresentados, 238 trabalhos na Unoesc Joaçaba, 84 na Unoesc Videira, 86 na Unoesc Chapecó e 91 na Unoesc Xanxerê.
Durante o evento, os trabalhos apresentados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foram avaliados e os que mais se destacaram receberam troféus. Foram premiadas oito produções do PIBITI e quatro do PIBIC.
— Ficou evidente o domínio dos alunos quanto à produção apresentada. Meus colegas e eu ficamos muito satisfeitos com o que vimos. A Unoesc está de parabéns pelo evento e pela forma como está conduzindo a pesquisa na Universidade — destacou o professor da Universidade de Passo Fundo (UPF), Leonardo José Gil Barcellos, que atua como avaliador no evento desde 2019.
De acordo com o professor Marcos Freitas Cordeiro, que atuou na organização do Siepe, o evento foi sucesso em todos os campi da Universidade.
— Muitas pessoas ficaram impressionadas com a quantidade de trabalhos, nem sabiam que a Unoesc produzia tanto. Foi bastante positiva a troca entre diferentes áreas e a oportunidade para os estudantes terem um olhar de fora sobre os seus projetos. Esperamos que essa edição tenha trazido vida nova ao evento. Considero que demos um passo na direção certa para enriquecer a experiência e formação dos nossos acadêmicos — afirmou o professor.
O pró-reitor de Pesquisa Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Kurt Schneider, destacou que eventos como esse aproximam a Unoesc da comunidade e demonstram a importância da Universidade abraçar a pesquisa, no contexto em que está inserida.
— A exposição dos trabalhos nos corredores foi um desafio para os pesquisadores que estavam apresentando, mas trouxe um olhar mais amplo e diversificado para as pesquisas que foram apresentadas. A avaliação geral é que o evento foi muito bom e além da exposição da produção científica, proporcionou networking entre os pesquisadores, avaliadores e a comunidade — avaliou Kurt.