Página inicial O que acontece Produção científica da Unoesc é apresentada e premiada durante o SIEPE
Graduação

Produção científica da Unoesc é apresentada e premiada durante o SIEPE


A Unoesc promoveu, neste mês de outubro, mais uma edição do “Seminário de Iniciação Científica e Seminário Integrado de Ensino, Pesquisa e Extensão” (SIEPE). O evento aconteceu nos dias 21 e 22 em São Miguel do Oeste e nos dias 24 e 25 nos demais campi da Universidade.

Em todos foram apresentados, em forma de pôsteres, os resultados acadêmicos e científicos realizados por todos os estudantes envolvidos em projetos de pesquisa e extensão, incluindo voluntários e aqueles envolvidos nos programas de Bolsas Científicas da Unoesc, do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e da Secretaria de Estado de Educação, além de trabalhos de extensão, ensino e inovação. Na Unoesc Chapecó foram apresentados 75 trabalhos, nos campi de Joaçaba, Capinzal e Campos Novos foram 137 trabalhos ao todo, 106 em São Miguel do Oeste, 98 em Videira e 82 em Xanxerê.

Durante o evento, os trabalhos apresentados por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) foram avaliados e os que mais se destacaram receberam troféus. Foram premiadas quatro produções do PIBITI e oito do PIBIC.

— É fantástico poder participar desses momentos em que os estudantes da graduação já começam a desenvolver o pensamento científico, que é o conhecimento com protagonismo, com autonomia, não mais aquele conhecimento que alguém te repassa ou te passa. Vi excelentes trabalhos aqui sendo apresentados, a Unoesc está de parabéns — destacou a professora da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), Tânia Mara Zancanaro Pieczkowski, que atuou no SIEPE como avaliadora.

A também avaliadora e professora da Unochapecó e da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Letícia de Lima Trindade, destacou o envolvimento dos estudantes e professores, a motivação dos bolsistas ao apresentar os trabalhos e a interdisciplinaridade promovida.

— Assistimos à apresentação de estudantes de diferentes cursos, Medicina, Informática, Fisioterapia, Psicologia, e esse movimento interdisciplinar é algo que a ciência precisa, especialmente no momento da resolução de problemas cada vez mais complexos — afirmou Letícia.

De acordo com o pró-reitor de Pesquisa, Pós-graduação, Extensão e Inovação da Unoesc, Kurt Schneider, a pesquisa oportuniza que os estudantes possam contribuir diretamente com a sociedade, dando respostas às demandas da comunidade.

 O SIEPE tem evoluído como modelo de seminário a cada ano, onde aplicamos dinâmicas que permitem que os pesquisadores tenham ampla visibilidade dos seus trabalhos, e que os demais estudantes em nossos campi possam vislumbrar e vivenciar a experiência da pesquisa, através do contato direto com quem desenvolve a pesquisa e quem orienta. Estamos muito animados com as oportunidades e o conhecimento que estas pesquisas têm demonstrado, o que nos motiva ainda mais. Parabéns a todos os envolvidos, organização, orientadores, pesquisadores e o grupo de avaliadores afirmou Kurt.

Summit Unoesc

Ainda, nos dias 24 e 25 de outubro, a Unoesc Chapecó sediou o “1º Summit Unoesc: Caminhos para a Sustentabilidade”, reunindo autoridades e especialistas para discutir práticas e soluções sustentáveis. Entre as autoridades presentes estavam o secretário de Estado de Ciência e Tecnologia, Marcelo Fett, e o presidente da Fapesc, Fábio Wagner Pinto.

O evento trouxe palestras importantes, incluindo a de Fernando de Lima Caneppele (Universidade de São Paulo – USP), que abordou o papel da inteligência artificial e a transição energética no desenvolvimento sustentável, temas centrais na construção de soluções inovadoras para a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento econômico. Outras palestras de destaque incluíram rastreabilidade e sustentabilidade tecnológica com Valeska Tratsk (Fapesc) e o debate sobre gestão de resíduos e biogás com Luciane Fornari (Planet Brasil).

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.