Produção Científica de acadêmicos que participam do NAF torna-se case nacional
A Receita Federal está organizando um Seminário Científico on-line, com o objetivo de divulgar a produção científica dos acadêmicos das universidades que possuem Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), para o final deste ano. São pesquisas relacionadas ao tema “Educação Fiscal”, realizadas por acadêmicos que atuam nos núcleos ou que fazem parte dos cursos […]
Publicado em 23/10/2020
Por Unoesc
A Receita Federal está organizando um Seminário Científico on-line, com o objetivo de divulgar a produção científica dos acadêmicos das universidades que possuem Núcleo de Apoio Fiscal e Contábil (NAF), para o final deste ano. São pesquisas relacionadas ao tema “Educação Fiscal”, realizadas por acadêmicos que atuam nos núcleos ou que fazem parte dos cursos relacionados.
O NAF Unoesc foi destaque pelo volume expressivo de material produzido e com isso será utilizado como case nacional, modelo de boas práticas para as demais universidades do Brasil. De acordo com a coordenadora institucional do NAF, professora Márcia Marcondes Diniz de Freitas, o NAF Unoesc foi convidado para um webinar, durante o Seminário, com representantes das demais universidades do Brasil o qual apresentará informações sobre como atingiu essa produção científica expressiva nos temas de educação fiscal, qual a prática adotada pela Unoesc para estimular os acadêmicos, e quais as vantagens na formação acadêmica e profissional que o envolvimento com a produção científica proporciona.
— A intenção é que nossa experiência em relação à pesquisa motive outras universidades a investir na pesquisa em temas da educação fiscal. Esse reconhecimento em nível nacional é fruto do trabalho em equipe que envolve não só os professores ligados diretamente com o NAF Unoesc, mas de todo o colegiado do curso, que no cotidiano das disciplinas propõe os temas como gestão pública, transparência, justiça tributária e demais temas da educação fiscal — comentou a coordenadora do curso de Ciências Contábeis de Joaçaba, professora Ardinete Rover,
O evento científico promovido pela Receita Federal será realizado no dia 14 de dezembro e terá acadêmicos apresentando seus artigos, dando visibilidade aos cursos a que essas pesquisas estão atreladas, ao NAF e também ao estudante que, em breve, estará no mercado de trabalho.
— A pesquisa auxilia o acadêmico a aprofundar o estudo dos temas que se depara na sala de aula e na prática atendendo a comunidade. Além disso, contribui com a escrita, com sua capacidade de interpretação e sua desenvoltura pessoal no momento das apresentações. Estamos muito felizes por sermos exemplo para as demais universidades do país — reforça profa. Carla Cazella, coordenadora do curso de Administração e Ciências Contábeis de Chapecó.
Sobre o NAF
O NAF foi fundado em 2016 na Unoesc Joaçaba sendo pioneiro no estado de Santa Catarina, depois foi implantado na Unoesc Campos Novos, Chapecó Xanxerê e Videira.
Os atendimentos são gratuitos e envolvem questões fiscais e contábeis, além de atividades junto às escolas. Neste ano foram mais de quatro mil atendimentos, o que colocou o núcleo em 5º lugar no ranking de atendimentos em nível nacional.