Página inicial O que acontece Produção de alimentos para consumo e comercialização local é tema de debate
Graduação Geral Xanxerê

Produção de alimentos para consumo e comercialização local é tema de debate

O Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional da Unoesc Xanxerê realizou, no dia 25 de junho, o segundo encontro virtual com o tema “Produção de alimentos para o consumo e comercialização local em tempos de pandemia”. Participaram das discussões os professores Catia Grisa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ademir Antonio […]


O Grupo de Estudos em Desenvolvimento Regional da Unoesc Xanxerê realizou, no dia 25 de junho, o segundo encontro virtual com o tema “Produção de alimentos para o consumo e comercialização local em tempos de pandemia”.

Participaram das discussões os professores Catia Grisa, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Ademir Antonio Cazella da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e a extensionista Dulcinéia Cenci, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri).

A professora Catia explanou sobre por que encurtar o caminho entre produção e consumo, além de abordar sobre a importância de observar se os empreendimentos locais estão comprometidos com sustentabilidade e justiça social. Ao final, apresentou exemplos de ações em diversos Estados para o encurtamento do caminho entre produção e consumo.

O professor Ademir abordou sobre a crise humanitária, econômica e política atual que leva a uma grande incerteza sobre o futuro. Apontou possíveis saídas para a crise como economia verde, reconstrução de redes de proteção social e sistemas produtivos localizados. Trouxe, ainda, a importância e diversidade produtiva das agroindústrias familiares de Santa Catarina.

A extensionista Dulcinéia fez uma abordagem geral sobre a atuação da Epagri, apresentando seus diversos programas. Destacou as ações relacionadas à gestão, negócios e mercados das agroindústrias familiares da região, a atuação da cooperativa da agricultura familiar e sobre o histórico, desafios e oportunidades da Feira Livre de Xanxerê, que é acompanhada por ela.

O público foi composto por alunos, professores e funcionários da Unoesc, professores e pesquisadores de outras instituições, profissionais da iniciativa privada, além de interessados no assunto. Advindos de diversas regiões de Santa Catarina, tiveram a oportunidade de fazer questionamentos e considerações sobre o tema.  

O coordenador da atividade, professor Cristiano Nunes Nesi, considera o momento oportuno para compartilhar conhecimento e estreitar as relações entre os participantes para, inclusive, realizar parcerias em trabalhos futuros — Foi muito proveitoso para ampliar e compartilhar conhecimentos de todos os participantes — comentou o professor Cristiano.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.