Página inicial O que acontece Professor da Université Libre de Bruxelles ministra palestra sobre COVID-19 para discentes do PPGD
Graduação Mestrado Chapecó

Professor da Université Libre de Bruxelles ministra palestra sobre COVID-19 para discentes do PPGD

Na tarde de 23  de abril, o Programa de Pós-Graduação em Direito da Unoesc Chapecó (PPGD), recepcionou a palestra “Europa, caminhos do Coronavírus” do Professor doutor Gregório Carboni Maestri, docente na Université Libre de Bruxelles. A atividade mediada por Webconferência foi coordenada pela Professora Thaís Janaina Wenczenovicz e acompanhada pelos discentes de Mestrado do PPGD […]


Na tarde de 23  de abril, o Programa de Pós-Graduação em Direito da Unoesc Chapecó (PPGD), recepcionou a palestra “Europa, caminhos do Coronavírus” do Professor doutor Gregório Carboni Maestri, docente na Université Libre de Bruxelles. A atividade mediada por Webconferência foi coordenada pela Professora Thaís Janaina Wenczenovicz e acompanhada pelos discentes de Mestrado do PPGD da Unoesc  Chapecó.

O professor traçou elementos da trajetória histórico-social da Europa, com destaque a Itália para adentrar no processo de organização e combate do coronavírus desde a confirmação dos primeiros casos. Enfatizou também que foram diversos os desacertos e erros cometidos logo no início da pandemia de COVID19 na Itália. Apesar de ter sido o primeiro país na Europa a controlar a entrada de pessoas nos aeroportos e a banir voos da China, tanto a população quanto as autoridades não estavam atentas à real dimensão da pandemia de COVID-19 nem aos altos riscos de contágio.

O palestrante também assinalou a mudança das pessoas na compreensão pública sobre como lidar com a chegada da pandemia, ou seja o governo mudou as políticas públicas e os cidadãos mudaram de comportamento, passando a compreender, coletivamente, o que se entende hoje como um inimigo invisível.

Destacou também a importância do poder público dar transparência no trato das informações sobre a epidemia. 

— Desde o início, a Proteção Civil italiana divulga as estatísticas relacionadas ao número de contaminados, internados em hospital, recuperados e óbitos ocasionados pela doença. Esses registros são monitorados diariamente em todas as prefeituras das 20 regiões do país e apresentados em coletiva à imprensa, com divulgação direta nas mídias sociais — explicou o professor.

 Ainda de acordo com Maestri, os números são analisados e debatidos amplamente no espaço público à luz de relatórios, comparações com pesquisas internacionais de ponta e com a opinião de especialistas de múltiplas áreas. Assim, é possível saber as previsões sobre o andamento da epidemia e os próximos passos da ação governamental.

No momento destinado ao debate com os discentes o Professor Gregório foi objetivo e pontual em dizer que a sociedade precisa confiar e investir em educação e pesquisa de forma contínua e responsável para colaborar com o processo de melhoria das sociedades.

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.