Professor do curso de Odontologia ministra palestras e cursos em universidade do Equador
O professor Rodrigo Ehlers Ilkiu, do curso de Odontologia, foi convidado pela Universidad San Francisco de Quito (USFQ), no Equador, para ministrar palestras e cursos, bem como visitar as instalações da universidade. Além das atividades, que ocorreram entre os dias 14 e 18 de novembro, foi possível estabelecer a realização de projetos conjuntos, por meio […]
Publicado em 23/11/2016
Por Unoesc
O professor Rodrigo Ehlers Ilkiu, do curso de Odontologia, foi convidado pela Universidad San Francisco de Quito (USFQ), no Equador, para ministrar palestras e cursos, bem como visitar as instalações da universidade. Além das atividades, que ocorreram entre os dias 14 e 18 de novembro, foi possível estabelecer a realização de projetos conjuntos, por meio de um convênio com o curso de pós-graduação em Dentística Restauradora, da Unoesc Joaçaba.
Segundo o professor, a ideia da Missão Acadêmica Internacional surgiu a partir da parceria entre a USFQ e a Unoesc, para intercâmbio de acadêmicos e professores. Durante o encontro, ele ministrou a palestra “Tratamentos restauradores estéticos com resina composta e cerâmicas odontológicas”, para os alunos de graduação, pós-graduação e professores.
O professor Rodrigo também desenvolveu cursos práticos sobre restaurações de resina composta em dentes posteriores e anteriores, acompanhou os trabalhos na clínica de Dentística e realizou atendimento demonstrativo em uma paciente. Além disso, visitou um hospital público e uma unidade de saúde pública, para conhecimento do sistema de saúde pública do Equador.
— Nessa Missão, buscou-se fortalecer uma parceria para cursos de pós-graduação em Odontologia, com a finalidade de cooperação em pesquisa científica entre ambas as universidades — destacou.
Na Universidad San Francisco de Quito, o professor teve a oportunidade de conhecer toda a estrutura física do curso de Odontologia, além de alguns setores, como biblioteca, laboratórios e auditórios. Ele também esteve com o reitor e a vice-reitora da USFQ, e com o coordenador e vice-coordenadora de Odontologia.
Para ele, essa experiência ampliou a sua visão de ensino dentro de uma universidade e permitiu o conhecimento de uma nova cultura. O professor também agradeceu a receptividade de todos durante a realização das atividades.
— A USFQ tem muita influência dos costumes norte-americanos, e uma filosofia de ensino que abrange disciplinas, como Contabilidade, Administração, Empreendedorismo, Arte, Esporte em todos os cursos de graduação, com o intuito de formar pessoas mais cultas no âmbito profissional e social. Os alunos e professores foram muito receptivos quanto a absorção dos conhecimentos e técnicas restauradoras que levei — declarou.