Professor do PPGD participa de eventos promovidos pela Universidade de Cuenca del Plata, na Argentina
Publicado em 30/10/2023
Por Imprensa Unoesc
Nos dias 26 e 27 de outubro, a Universidade de Cuenca del Plata, na Argentina, realizou o evento “Jornadas de divulgação de resultados de projetos de pesquisa e extensão” com a participação de gestores internacionais. Entre os palestrantes esteve o professor do Programa de Pós-graduação em Direito (PPGD) da Unoesc, Vinícius Almada Mozetič.
No dia 26, o professor palestrou sobre “A Unoesc como Protagonista na Educação Superior da América Latina”, destacando que a Universidade tem a missão de fazer a diferença por meio do ensino, da pesquisa, extensão e dos serviços que beneficiam milhares de pessoas e é uma referência de excelência e compromisso. Também foi abordada a cooperação proposta entre UCP, UNIDA e, principalmente, Unoesc, ressaltando a importância da colaboração universitária.
— Foi um convite para refletir sobre um futuro no qual o conhecimento supera barreiras e as instituições acadêmicas, com destaque para a Unoesc, se unem para elevar o padrão da educação superior na América Latina — ressaltou o professor.
Ainda no dia 26, para os estudantes de Direito, falou sobre “Educação Digital: Fortalecendo a Proteção das Crianças no Ambiente Virtual”. No dia 27, o evento contou ainda com atividades de divulgação científica em conjunto com docentes e alunos da UCP e reuniões com o presidente do Superior Tribunal de Justiça da Província de Corrientes, Dr. Luis Eduardo Rey Vázquez, com o procurador-geral, promotores e defensores da Província do Chaco, autoridades universitárias dos campi de Corrientes e Resistência e líderes de pesquisa da região NEA.
Durante o diálogo, trocaram experiências sobre como a justiça funciona nos países vizinhos e como as novas tecnologias influenciaram no trabalho diário. Nesse contexto, discutiu-se o tema da Inteligência Artificial (IA) e como ela pode ajudar a magistratura em decisões e sentenças. Os participantes concordaram que a IA não substitui o trabalho de magistrados e funcionários do Poder Judiciário, mas, quando bem utilizada, pode facilitá-lo.
— Foi uma excelente oportunidade de intercâmbio acadêmico e fortalecimento da colaboração entre instituições de ensino na Argentina, Paraguai e Brasil e que podem resultar em muitos projetos. Agradeço o convite — afirmou o professor.
Sobre o professor
Vinícius Almada Mozetič tem Pós-doutorado em Direito Público pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS). Doutor em Direito Público pela Universidade Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS-RS). Doutor em Direito pela Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Advogado, membro da Coordenadoria de Tecnologia e Inovação da Ordem dos Advogados do Brasil. Vice-Presidente da Comissão de Direito Digital da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de Santa Catarina. Membro da Rede de Pesquisa SCOTLIN da Royal Society of Edinburgh (Rede Escocesa de Direito e Inovação). Membro da Rede Científica do Observatório Internacional de Pessoas Vulneráveis na Proteção de Dados. Membro associado da International Law Association (ILA) – Seção Brasileira. Parte da equipa do Centro de Direito da Sociedade da Informação (ISLC – Università degli Studi di Milano). Membro pesquisador do Centro de Estudos de Direito Civil e Novas Tecnologias do Instituto Legal Grounds – Brasil. Membro do Observatório para a Proteção de Dados Pessoais da NOVA School of Law. Professor do Programa de Mestrado e Doutorado em Direitos Fundamentais da Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc).