Página inicial O que acontece Professor e advogado enaltece a estrutura disponibilizada para realização de aulas on-line
Graduação Geral Videira

Professor e advogado enaltece a estrutura disponibilizada para realização de aulas on-line

A pandemia do coronavírus mudou hábitos tradicionais no cotidiano das pessoas, quer seja no convívio social, no local de trabalho, no consultório médico como também, nas relações entre alunos e professores. Em meados de março, as aulas foram interrompidas, escolas foram fechadas e os estudantes do ensino infantil ao superior tiveram que enfrentar uma nova […]


A pandemia do coronavírus mudou hábitos tradicionais no cotidiano das pessoas, quer seja no convívio social, no local de trabalho, no consultório médico como também, nas relações entre alunos e professores. Em meados de março, as aulas foram interrompidas, escolas foram fechadas e os estudantes do ensino infantil ao superior tiveram que enfrentar uma nova e dura realidade, a de ter que se adaptar a um modelo de ensino que para muitos era uma novidade. Estudar, a partir de então, para a maioria, tem sido por meio da internet, em um computador ou celular, onde o contato se dá por meio da telinha.

Para o professor do curso de Direito da Unoesc Videira, Roberto Bittencourt Olinger, Advogado Criminalista, a primeira e mais sentida mudança reside na interação presencial, visto que a ausência do contato direto foi algo muito difícil desde as primeiras semanas. As aulas presenciais permitem um debate maior e que o Professor capte as reações de cada acadêmico, permitindo que, por inúmeras vezes, intervenha diretamente junto a aquele aluno para sanar uma dúvida ou explicar novamente a matéria.

—As avaliações também foram alteradas, necessitando lançar mais questões que permitam aos alunos raciocinarem criticamente e não simplesmente consultarem em códigos, apostilas e internet—.

Contudo, Olinger acredita que todo professor, efetivamente apaixonado pelo que faz, é movido pela dedicação aos seus alunos, e mesmo a distância, a motivação é grande.

—São tempos completamente diferentes do que estávamos acostumados. Jamais passamos por algo semelhante, mas a continuidade das aulas, agora mediadas pela tecnologia, permitem o prosseguimento regular dos componentes e na relação entre professor e aluno— garante.

Plataformas utilizadas para o ensino on-line

Para o professor da Unoesc, a rotina foi bastante alterada desde que a pandemia surgiu e as aulas começaram a ser ministradas de forma on-line, já que a metodologia de uma aula presencial é diferente de uma aula mediada por tecnologia. A adaptação ás ferramentas tecnológicas também não foram nada fáceis no início, e muitas vezes, ainda não são.

— Do dia para a noite, um novo mundo se apresentou e nós, professores, acostumados a lecionar presencialmente, tivemos que nos adaptar em questões de horas à nova realidade. Mudou efetivamente a forma de lecionar, mas a regularidade, o conteúdo, o compromisso e a dedicação não puderam e não foram alterados— afirmou.

Em relação às ferramentas que a Unoesc oferece para a realização das aulas, Olinger garante ser este um ponto essencial, que merece destaque, garantindo que poucas universidades no Brasil possuem tal plataforma com todos os aplicativos necessários disponíveis.

— Conseguimos lecionar ao vivo, com os alunos interagindo em tempo real, questionando tanto mediante perguntas faladas como escritas. Os materiais, sejam apostilas, textos e vídeos, são compartilhados instantaneamente com a possibilidade de realizarmos destaques e marcações nestes materiais. Além disso, não tem como não falar sobre a atuação do Núcleo de Apoio Pedagógico, o NAP,  que tem sido incansável em nos fornecer treinamentos e tutoriais de como atuar neste período—.

Logo no início da pandemia, quando as aulas foram suspensas, o professor do curso de Direito da Unoesc Videira, disse que o primeiro pensamento foi de extrema ansiedade e que talvez não conseguisse se adaptar. Mas a força de vontade do NAP, do setor de Tecnologia da Informação do campus, da coordenação, do colegiado e dos alunos, foi maior que qualquer dificuldade.

— Hoje acredito que estamos bem familiarizados com este contexto, e prova disso são os feedbacks muito positivos que estamos recebendo dos nossos acadêmicos—.

Lições que a pandemia pode nos deixar

O que vai ser realmente diferente após o término dessa pandemia, Olinger ainda não sabe explicar, mas diz acreditar cegamente que este período de isolamento social deva servir para refletirmos e aprendermos algumas lições, como a importância do convívio social, percebendo que não somos absolutos sozinhos e que nossa força está justamente no fato de pertencermos a um grupo, além da  valorização de nossa casa e família.

— Há poucos dias mencionei uma frase já meio surrada: “Nada é em vão. Se não é bênção, é lição”. Que todos nós tenhamos a humildade de aprender um pouco mais sobre empatia, resiliência e bem comum e que possamos sair deste período difícil muito melhores como seres humanos, do que quando entramos— finalizou.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.