Página inicial O que acontece Professor e estudante de Publicidade e Propaganda publicam artigo na Revista Práxis Educativa da UEPG
Graduação Notícia Pesquisa Professor Estudante Joaçaba

Professor e estudante de Publicidade e Propaganda publicam artigo na Revista Práxis Educativa da UEPG


O estudante de Publicidade e Propaganda da Unoesc Joaçaba, Davi Alexandre Schoenardie, teve seu artigo publicado, neste mês, pela Revista Práxis Educativa. O artigo teve a orientação do Doutor Marcio Giusti Trevisol, professor do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) e de outros cursos de Graduação da Unoesc.

O artigo integra a seção temática “Ética em Pesquisa e Integridade Acadêmica em Ciências Humanas e Sociais: atualizando o debate”. Tal seção foi viabilizada por um dossiê temático, organizado pelos professores e pesquisadores: Ângela Maria Scalabrin Coutinho (UFPR), Jefferson Mainardes (UEPG), João Batista Carvalho Nunes (UECE) e Mónica de La Fare (PUC-RS).

A Revista Práxis Educativa é organizada pelo Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), indexada em bases de dados nacionais, internacionais e lista de jornais eletrônicos de mais 100 universidades estrangeiras. O nome da revista reflete a sua preocupação em considerar a educação para além de uma prática reprodutivista, constituindo-a como uma atividade democrática e transformadora.

Inicialmente foram avaliados os quesitos de originalidade, experiência dos autores com o tema, relevância do assunto e qualidade global do texto. A posteriori, foram realizadas avaliações por dois pareceristas doutores na área, seguindo o modelo do Manual da “American Psychological Association” (Associação Americana de Psicologia – APA, em tradução literal), que mediram toda a qualidade teórica, epistemológica, atualidade da temática e o rigor científico, em acordo com questões éticas e técnicas para a sua qualificação. Essa publicação ilustra o importante papel que a Unoesc vem desempenhando na geração de conhecimento, que tem sua base construída já na Graduação.

— Foi uma grande satisfação ter construído este artigo junto com meu orientador, professor Marcio Giusti Trevisol. Receber a notícia de que nosso assunto era pertinente para o dossiê já foi uma grande conquista, pois todo o processo de avaliação para a publicação foi realizado por doutores que têm conhecimento na área e que dedicaram anos de amadurecimento no campo de estudo. Porém ficamos ainda mais felizes em saber que o texto havia sido publicado na Revista, que é Qualis A1 em Educação e em Comunicação e Informação, pois isso ressalta os resultados da nossa dedicação com a pesquisa — afirmou Davi Alexandre Schoenardie, acadêmico da sétima fase do curso de Publicidade e Propaganda e membro do Grupo de Pesquisa “Comunicação, Mídia e Sociedade”.

— O artigo é resultado de pesquisas que são desenvolvidas no Grupo de Estudos e Pesquisas em Processos Pedagógicos e Políticas de Educação Superior em Santa Catarina – Geppppes/SC. Em particular, no artigo, foi abordada a temática da ética em pesquisa na Área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas a partir de uma análise minuciosa da Resolução 466, da Resolução 510 e da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). Ressalta-se que a pesquisa evidenciou a necessidade do desenvolvimento de uma cultura institucional da ética em pesquisa e que a Área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas carece de documentos que orientem as práticas éticas de pesquisa a partir de sua natureza e especificidades. Por fim, destaco a importância da iniciação científica para a formação dos estudantes. Faz-se necessário a reverência ao estudante Davi Alexandre Schoenardie que, já na iniciação científica, tem os resultados de pesquisa publicados nesta importante revista científica – afirmou Marcio Giusti Trevisol, professor do PPGEd e de outros cursos de Graduação da Unoesc.

As discussões levantadas apresentam a necessidade de as Instituições de Ensino implementarem uma cultura de ética, com estratégias formativas e capacitações voltadas à uniformização e padronização dos princípios éticos. Os próximos passos investigativos serão buscar a consolidação desses princípios junto aos Comitês de Ética em Pesquisa.

*Texto: Davi Alexandre Schoenardie e Márcio Giusti Trevisol

 

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.