Página inicial O que acontece Professor espanhol visita a Unoesc e realiza palestras
International Notícia Joaçaba

Professor espanhol visita a Unoesc e realiza palestras

Nos dias 20 e 21 de junho, o professor Cristóbal Miralles, PhD, da Universitat Politècnica de Valencia (UPV), Espanha, esteve visitando a Unoesc. Além de participar de um encontro com dirigentes, ele ministrou palestras na Universidade e no Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale).

A programação organizada por meio do I.nova Unoesc – Hub de inovação teve início com a palestra “Práticas Sustentáveis com enfoque aos ODS: troca de experiências entre UPV”, realizada na tarde do dia 20, no campus 1 da Unoesc Joaçaba.  Já, no dia 21 pela manhã, no Polo de Inovação Inovale foi a vez da palestra “Ideias Inspiradoras para a Inclusão Social: Boas Práticas de Empresas da Europa”, promovida também pela Associação Comercial e Industrial do Oeste Catarinense (ACIOC), com o  apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Joaçaba, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Justiça do Trabalho, Jurisdição do 12° Tribunal Regional do Trabalho, da Fundação Catarinense de Educação Especial, do Polo de Inovação Inovale e da Universidade Politécnica de Valência.

A principal linha de pesquisa do professor Cristóbal se desenvolve no desenho de sistemas de produção sustentáveis/inclusivos, com múltiplos trabalhos publicados em congressos e revistas internacionais com foco na integração de pessoas portadoras de deficiências. Possui experiência prática em modelos de Pesquisa Operacional (PO) e consultoria, atua também como professor convidado em distintas universidades de prestígio na Europa e Latino América.

— Foi uma experiência fantástica. Agradeço o convite e a oportunidade de falar para empresários e gerentes, que têm poder de decisão para mudar a realidade e promover a inclusão. Espero tê-los inspirado — destacou o professor Cristóbal.

— Ficamos felizes pela participação dos empresários e lideranças. Percebemos, por meio dos cases apresentados, que é possível promovermos a inclusão social e obtermos bons resultados — afirmou o coordenador geral de Inovação e Empreendedorismo da Unoesc, professor Fábio Lazzarotti.

Na oportunidade, a Unoesc também assinou termos de cooperação para participação nos programas “Trabalho Seguro – PTSe” e “Programa de Combate ao Trabalho Infantil e estímulo à aprendizagem”. Acompanhou o ato a juíza da Vara do Trabalho de Joaçaba, Doutora Lisiane Vieira.

— Temos uma parceria de longa data com a UPV e agradecemos a disponibilidade do professor Cristóbal em partilhar suas experiências conosco. Fica o convite para que retorne em outras oportunidades e nos colocamos à disposição para contribuirmos com sua universidade também — afirmou o reitor da Unoesc, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco.