Professor José Isaac Pilati lança livro “Tragédia de Mário Castelhano: Severina”
O professor José Isaac Pilati, membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas, lançou, no dia 16 de agosto, o livro “Tragédia de Mário Castelhano: Severina Canto um”. O ato ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, durante a sessão comemorativa do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), ao centenário de Joaçaba. O evento, organizado […]
Publicado em 31/08/2017
Por Unoesc
O professor José Isaac Pilati, membro da Academia Catarinense de Letras Jurídicas, lançou, no dia 16 de agosto, o livro “Tragédia de Mário Castelhano: Severina Canto um”. O ato ocorreu na Câmara Municipal de Vereadores, durante a sessão comemorativa do Instituto Histórico e Geográfico de Santa Catarina (IHGSC), ao centenário de Joaçaba.
O evento, organizado pelo Instituto, contou com a presença do prefeito Dioclésio Ragnini, vereadores, autoridades e membros do IHGSC e do reitor da Unoesc, Aristides Cimadon. Em seu discurso, o professor Pilati agradeceu o empenho da Editora Unoesc pela publicação do livro, mencionando a coordenadora Débora Diersmann Silva Pereira e o professor Cimadon.
Nessa obra, o autor optou pela forma poética, a partir de uma narrativa não linear, de versos livres e rimas soltas. Ele retrata um cenário marcado por pessoas, costumes e fatos que definiram o período de intensa atividade econômica centrada na madeira, no Sul do Brasil (1920-1960), que utilizava como transporte as balsas de toras pelo Uruguai até a Argentina, nas enchentes do rio.
Nesse primeiro volume, a história se passa em torno do personagem Severina, uma mulher rebelde aos padrões morais de seu tempo, que nunca teve família, muito menos procedência conhecida.