Professor Renato Scortegagna participa do Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia
Na última semana de setembro, o professor do curso de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba, Renato Gregolon Scortegagna, participou do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge). Na ocasião, ele apresentou o artigo “TBL – Feedback imediato com raspadinha virtual” desenvolvido na universidade. O professor ressaltou que esse congresso é o maior evento da […]
Publicado em 14/10/2016
Por Unoesc
Na última semana de setembro, o professor do curso de Engenharia Elétrica da Unoesc Joaçaba, Renato Gregolon Scortegagna, participou do XLIV Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia (Cobenge). Na ocasião, ele apresentou o artigo “TBL – Feedback imediato com raspadinha virtual” desenvolvido na universidade. O professor ressaltou que esse congresso é o maior evento da área de ensino em Engenharia no Brasil, e que essa foi a primeira vez que a Área das Ciências Exatas e Tecnológicas (ACET) da Unoesc publicou um trabalho neste evento.
— Este congresso é o mais importante fórum de discussão sobre a formação e o exercício profissional em Engenharia, no Brasil. Trata-se de um evento de periodicidade anual que vem sendo realizado pela Abenge, ininterruptamente, desde sua fundação em 1973. O Cobenge reúne órgãos oficiais e instituições de ensino ligadas ao setor, além de empresas e profissionais interessados na melhoria e no desenvolvimento da Engenharia Nacional — afirmou o professor.
O Cobenge, realizado entre 27 e 30 de setembro, em Natal (RN), foi organizado pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e promovido pela Associação Brasileira de Educação em Engenharia (Abenge). Para o professor da Unoesc, a participação nesse congresso permitiu conhecer as pesquisas que estão sendo realizadas no país.
— A participação nesse congresso foi uma excelente oportunidade para conhecer e estabelecer contatos com outras escolas de engenharia do Brasil que, como a Unoesc, estão preocupadas em estudar e aplicar métodos de aprendizagem ativa — destacou.
O artigo sobre metodologias ativas, intitulado “TBL – Feedback imediato com raspadinha virtual”, foi desenvolvido pelos professores do curso de Engenharia Elétrica, Renato Scortegagna e Kleyton Hoffmann, e contou com a participação das assessoras pedagógicas, Rôse Maria Makowski e Elisabeth Hafner Facin.
— A Aprendizagem Baseada em Equipes ou do inglês TBL (Team Based Learning) é uma das metodologias de aprendizagem ativa que está sendo utilizada pelos professores da Unoesc. E uma das etapas dessa metodologia, o feedback imediato, requer a utilização de uma raspadinha. Essa raspadinha representava a maior dificuldade do professor na realização da atividade. Como resultado, quatro professores da Unoesc Joaçaba desenvolveram uma ferramenta denominada Raspadinha Virtual, tornando essa etapa muito menos trabalhosa — explicou o professor Scortegagna.