Página inicial O que acontece Professor surdo ministra aula para estudantes de Medicina da Unoesc Joaçaba
Notícia Aulas Joaçaba

Professor surdo ministra aula para estudantes de Medicina da Unoesc Joaçaba

Estudantes da segunda fase do curso de Medicina da Unoesc Joaçaba participaram, na noite dessa quinta-feira (12), de uma aula com o professor Mestre Ricardo Heberle, do Colégio Aplicação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ele é surdo e compartilhou a sua trajetória pessoal e profissional.

A atividade, vinculada ao componente de “Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, foi organizada pela professora Mara Regina Heberle. O objetivo, através do contato dos estudantes com o professor surdo, foi trabalhar, na prática, a comunicação e o vocabulário em Libras.

— A presença do Ricardo foi importante, contribuindo na formação de profissionais habilitados a compreender a Libras, tornando-os capazes de auxiliar as necessidades das pessoas que a utilizam como sua primeira língua — ressalta a professora Mara Regina Heberle, acrescentando que o momento também proporcionou uma reflexão sobre as práticas inclusivas.

O professor Ricardo Heberle mostrou que a pessoa surda, por meio da Libras, pode desenvolver integralmente todas as suas possibilidades cognitivas, afetivas e emocionais, permitindo sua inclusão e integração na sociedade. Ele também abordou a importância da linguagem para o processo de socialização.