Professor vai ao México para relatar experiências em pesquisas científicas
O professor doutor Rudy José Nodari Júnior, do Mestrado em Biociências e Saúde e do curso de Educação Física, foi ao México para relatar as suas experiências como pesquisador. A convite da Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), ele proferiu a palestra de abertura do 18º Congresso Internacional de Cultura Física para alunos e professores do […]
Publicado em 17/10/2014
Por Unoesc
O professor doutor Rudy José Nodari Júnior, do Mestrado em Biociências e Saúde e do curso de Educação Física, foi ao México para relatar as suas experiências como pesquisador. A convite da Universidade Autônoma de Chihuahua (UACH), ele proferiu a palestra de abertura do 18º Congresso Internacional de Cultura Física para alunos e professores do programa de pós-graduação da Faculdade de Ciências e da Cultura Física.
Rudy abordou as pesquisas que realiza em dermatoglifia, método científico que identifica pela impressão digital potencialidades físicas, além de prevenção de doenças. Segundo ele, esse trabalho que realiza no Laboratório de Fisiologia do Exercício, tem encantado os mexicanos.
— Eles se surpreenderam com o que a nossa universidade faz — diz o pesquisador, ao afirmar que no México a pesquisa tem similaridade com o que faz a Unoesc, uma vez que as investigações tem financiamento público e privado e colaboram efetivamente para o desenvolvimento das suas regiões.
Além da participação no congresso, Rudy ministrou uma oficina sobre dermatoglifia e também se reuniu com doutores da UACH para explicar como são desenvolvidas as pesquisas na Unoesc, que resultam em centenas de publicações todos os anos.
Para ele, os encontros com pesquisadores de outros países são o pontapé para convênios bilaterais de cooperação científica, que qualificam a mobilidade acadêmica e a internacionalização na Unoesc. O congresso na UACH, que aconteceu entre os dias 3 e 5 de setembro, teve a participação de outros conferencistas internacionais da Espanha, Venezuela, Estados Unidos e Cuba.