Página inicial O que acontece Professora da Unoesc colabora na produção de um Special Issue do Journal Frontiers in Sustainability
Geral Graduação Joaçaba

Professora da Unoesc colabora na produção de um Special Issue do Journal Frontiers in Sustainability

A professora da Unoesc, Simone Sehnem, juntamente com os professores Susana Carla Farias – FGV, Minele E. Silva – Business School, La Rochelle, (França), Roberto Rivas Hermann – Nord University (Noruega), Luciano Batista – Aston Business School (Inglaterra) e Valentina Schmitt – Universidad of Lima (Peru), foram responsáveis por elaborar o editorial de um “Special […]


A professora da Unoesc, Simone Sehnem, juntamente com os professores Susana Carla Farias – FGV, Minele E. Silva – Business School, La Rochelle, (França), Roberto Rivas Hermann – Nord University (Noruega), Luciano Batista – Aston Business School (Inglaterra) e Valentina Schmitt – Universidad of Lima (Peru), foram responsáveis por elaborar o editorial de um “Special Issue” da Revista Internacional Journal Frontiers in Sustainability.

A edição especial contempla modelos de negócios circulares e estratégias para negócios sustentáveis e cadeias de suprimentos inovadoras. O conceito de economia circular surgiu recentemente como um objetivo político, em um contexto de aumento dos preços dos recursos e das alterações climáticas.

Conforme explica a professora, no modelo econômico circular, os resíduos tornam-se um recurso a ser recuperado e reavaliado por meio da reciclagem e reutilização. Nesse contexto, cinco modelos de economia circular estão surgindo e se espalhando rapidamente nas organizações, são eles: cadeias de suprimentos circulares, recuperação e reciclagem, extensão do ciclo de vida do produto, plataformas de compartilhamento e produto como serviço. As empresas que desejam adotar esses modelos circulares terão que desenvolver novos modelos de negócios em detrimento do pensamento linear. Tais modelos ajudam as empresas a melhorar a diferenciação, reduzindo custos, gerando novas receitas, reduzindo riscos e o impacto no fornecimento de recursos virgens.

— A adoção desses cinco modelos de negócios circulares cresceu substancialmente na última década, embora ainda existam muitas perspectivas de mudança. Inicialmente, a inovação por meio do modelo de negócios circular foi impulsionada por startups. Agora, grandes multinacionais estão fazendo movimentos grandiosos bem ilustrados por um estudo conjunto da Accenture e do Pacto Global das Nações Unidas, que encontrou um terço dos CEOs globais procurando empregar modelos de economia circular — enfatiza Simone.

Durante a produção do editorial, os pesquisadores foram responsáveis por propor o tema da edição especial do Journal Frontiers in Sustainability, mobilizar pesquisadores do mundo inteiro para submeterem seus papers ao journal, avaliá-los, selecionando os melhores, incentivarem as pessoas a pagarem a taxa de publicação, já que se trata de um journal pago, elaborar o editorial da revista e divulgar os resultados na sociedade científica.

Para Simone, poder participar de uma atividade como esta é de grande importância pela visibilidade, impacto, internacionalização, parcerias, redes e notabilidade na comunidade científica internacional. 

— Ao tornar-se notável você passa a ser convidado para palestras, eventos, liderar atividades científicas, para parcerias, etc. — finaliza a professora. 

Acesse a revista.

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.