Página inicial O que acontece Professora da Unoesc elabora cartilha visando a prevenção e o enfrentamento das violências de gênero nas universidades
Notícia Geral

A professora Doutora Neiva Furlin, do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) da Unoesc, em conjunto com a professora Mareli Graupe, da Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), oferecem para as Instituições de Ensino Superior (IES) a cartilha intitulada “Violências de gênero nas universidades:  prevenção e enfrentamento”, publicada pela Editora Unoesc. A cartilha é resultado do projeto de pesquisa “Mecanismos institucionais para a defesa dos direitos das mulheres em universidades brasileiras: contribuições para a superação de desigualdades e violências”, financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Destinada a estudantes, professores e agentes administrativos, com o objetivo de contribuir para que as universidades sejam um espaço de liberdade e garantia dos direitos humanos, o material pedagógico e informativo apresenta conceitos sobre as violências, informações sobre canais e formas de denúncias, boas práticas de universidades, legislações sobre o tema e sugestões de materiais formativos, como vídeos e filmes. O material também estimula a elaboração de políticas institucionais de prevenção e enfrentamento das violências de gênero em universidades que ainda não possuem qualquer política para esse fim.

— É um material prático e com um visual bonito que incentiva a leitura, a qual é necessária para criar consciência acerca das diferentes formas de violências existentes, que precisam ser erradicadas em todos os espaços sociais. Essas não podem ser consideradas “brincadeiras” e nem ser silenciadas, mas denunciadas, com o apoio institucional, já que uma das funções da universidade é garantir um ambiente seguro e sem violência — comentou a autora, professora Doutora Neiva Furlin.

A cartilha vem ao encontro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU), da Agenda 2030, especificamente com o da igualdade de gênero e o da educação de qualidade.

A professora Neiva destaca ainda que o Governo Federal, em abril de 2023, sancionou a Lei n. 14.540, que institui o Programa de Prevenção e Enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual no âmbito da administração pública, direta e indireta, federal, estadual, distrital e municipal, a qual sugere que todas as instituições, públicas ou não, engajem-se nesta causa.

— Fazer um trabalho de prevenção e enfrentamento às violências de gênero é responsabilidade de todas as instituições sociais, especialmente das Instituições de Ensino Superior, porque isso se torna uma ação formativa e um princípio da educação de qualidade social, que se compromete com uma cultura de igualdade de gênero e de respeito à dignidade humana — finalizou a professora.