Professora da Unoesc visita Costa Jurássica na Inglaterra
A professora Dra. Fernanda Maurer D´Agostini participou recentemente de atividades paleontológicas nas praias de Lyme Regis, Monmouth e Charmouth, na Costa Jurássica, localizada na região de Dorset, na Costa Sul da Grã-Bretanha. As praias visitadas estão entre os melhores locais do mundo para a procura de fósseis. — A Costa Jurássica desempenha um papel fundamental nos estudos […]
Publicado em 06/07/2022
Por Unoesc
A professora Dra. Fernanda Maurer D´Agostini participou recentemente de atividades paleontológicas nas praias de Lyme Regis, Monmouth e Charmouth, na Costa Jurássica, localizada na região de Dorset, na Costa Sul da Grã-Bretanha. As praias visitadas estão entre os melhores locais do mundo para a procura de fósseis.
— A Costa Jurássica desempenha um papel fundamental nos estudos dos cientistas, porque seu registro rochoso da Era Mesozoica é excepcional. Justamente por esse valor universal, que recebeu o título de Patrimônio Mundial da Humanidade em 2001 — enaltece a professora.
Além da busca por fósseis, ela conheceu o trabalho de dois centros: Charmouth Heritage Center e Lyme Regis Museum. O primeiro foi criado em 1985 e conta com um ictiossauro de quatro metros, réptil marinho do período Triássico Médio, que foi tema do documentário da BBC “Attenborough and the Sea Dragon”. O Lyme Regis Museum foi criado em 1921 e atualmente tem uma exposição sobre a paleontóloga Mary Anning, além de um fóssil do ictiossauro encontrado por ela em 1822.
— Além da exposição de fósseis, os centros contam com programas de educação para escolas e grupos fechados. É possível acompanhar atividades como caminhadas pelas praias em busca de fósseis, o ensino da história geológica do local e o conhecimento sobre estudos de cientistas realizados na região — explica a professora.