Página inicial O que acontece Professora e estudante do Mestrado em Administração desenvolvem projeto de pesquisa sobre cooperativismo
Notícia Pesquisa Professor Mestrado Chapecó

A professora do Mestrado em Administração da Unoesc Chapecó, Sayonara de Fatima Teston, é proponente de um projeto de pesquisa sobre cooperativismo, aprovado na chamada CNPq/SESCOOP N. 11/2022 e que resultou na dissertação de Mestrado da estudante Adriana Teresinha Tedesco. A dissertação está em fase de conclusão, com data de defesa marcada para 2 de julho de 2024.

O projeto é intitulado “Amabilidade, liderança pró-social e bem-estar psicológico: elementos essenciais para a cultura cooperativista” e integra a linha três de pesquisa que versa sobre desenvolvimento organizacional e promoção da prática cooperativista.

Além da dissertação, diversas análises foram apresentadas em congressos e submetidas para periódicos científicos. Uma entrega dos resultados também será realizada para a cooperativa caso, que poderá observar em detalhes as sugestões que poderão contribuir para aprimorar políticas e práticas de gestão de pessoas.

De acordo com a professora Sayonara, os recursos da chamada CNPq/SESCOOP N. 11/2022 estão sendo utilizados para o início do desenvolvimento de uma nova pesquisa, desta vez, com foco na compreensão sobre quais são as motivações dos sucessores que estão retornando ao meio rural e, além das duas bolsas de pesquisa em nível Stricto Sensu, o edital também permitiu aquisição de livros e de softwares de análises de dados, bem como a contratação de serviços de tradução de artigos.

— A gestão de pessoas é um dos maiores desafios da contemporaneidade. Portanto, administrar pessoas exige gestores preparados. O método científico pode contribuir de maneira significativa para superar os desafios enfrentados pelos gestores de pessoas, já que a ciência lança luz sobre a compreensão do comportamento humano, contribui para apontar meios capazes de melhorar os processos e assim promover um ambiente de trabalho saudável e produtivo — afirmou a professora Sayonara.

Saiba mais

A dissertação examinou a relação entre a habilidade de liderança pró-social, amabilidade e bem-estar psicológico no cooperativismo de crédito. Esses aspectos constituem parte de uma sociedade sustentável, pois contribuem para a promoção da qualidade de relacionamento entre pessoas e organizações. Por meio dos resultados, constatou-se que as habilidades pró-sociais se relacionam com o traço de amabilidade. Também se constatou que a prosocialidade e a amabilidade se relacionam com o bem-estar psicológico. Esses resultados demonstram que avaliar traços de personalidade de amabilidade e de prosocialidade nos processos seletivos e considerá-los como critérios de desempenho são importantes para manter uma cultura de cuidado com as pessoas no cooperativismo.

Adotar práticas de treinamento e desenvolvimento para os que estão na cooperativa com foco no desenvolvimento dessas características também é relevante, uma vez que se sentir bem psicologicamente é sinônimo de que as pessoas estão percebendo o desenvolvimento das próprias potencialidades. E pessoas desenvolvidas podem contribuir para a sustentabilidade das cooperativas de crédito.