Página inicial O que acontece Professoras do curso de Engenharia Civil Joaçaba tomam posse como Conselheiras do CREA-SC
Graduação Geral Joaçaba

Professoras do curso de Engenharia Civil Joaçaba tomam posse como Conselheiras do CREA-SC

No último dia 26 de janeiro, as professoras Gislaine Luvizão e Scheila Lockstein, coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, assumiram o cargo de conselheiras na Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC). A posse aconteceu durante o 16º Seminário Estadual de Conselheiros […]


No último dia 26 de janeiro, as professoras Gislaine Luvizão e Scheila Lockstein, coordenadora do curso de Engenharia Civil da Unoesc Joaçaba, assumiram o cargo de conselheiras na Câmara Especializada de Engenharia Civil (CEEC) do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).

A posse aconteceu durante o 16º Seminário Estadual de Conselheiros (SEC), evento que visa à capacitação e integração dos novos conselheiros com as atividades desempenhadas nas câmaras especializadas e no plenário do Conselho. O seminário aconteceu na sede do CREA-SC com a renovação de 34 novos profissionais, representantes das entidades de classe e instituições de ensino, totalizando um plenário com 96 conselheiros. No Seminário foram abordados assuntos fundamentais para que os novos conselheiros pudessem conhecer o funcionamento do sistema Confea/CREA, os procedimentos, normas, regimento interno, legislações, funções e ferramentas de análise de processos.

O conselheiro regional tem como atribuição específica apreciar os assuntos inerentes à fiscalização e ao aprimoramento do exercício profissional, por meio da emissão de parecer fundamentado. Integrar o Conselho como representante da Universidade, aproxima ainda mais a Instituição de ensino do mercado de trabalho, dos seus egressos e das discussões inerentes a atuação e a formação profissional, além de contribuir para a adequação da legislação profissional.

A Instituição de Ensino tem o papel fundamental de formar os profissionais que atuarão no mercado de trabalho, prezando pela formação humana, técnica e ética. Por outro lado, a atuação profissional depende da anuência do conselho, o qual concederá as atribuições baseado nos conhecimentos adquiridos na universidade e fiscalizará o exercício legal da profissão. O estreitamento das relações entre instituição e conselho é primordial para o desenvolvimento da profissão.

Na manhã do dia 27 de janeiro, os conselheiros das câmaras especializadas se reuniram presencialmente no CentroSul, em Florianópolis, para definições de coordenação e alinhamento dos trabalhos. A professora Gislaine deixa o cargo de 1ª secretária na diretoria do CREA-SC (gestão 2021) e assume a função de coordenadora adjunta da câmara especializada de Engenharia Civil (CEEC), composta por 38 conselheiros (mais de 40% do plenário do CREA-SC). À tarde aconteceu a sessão Plenária nº 903, primeira de 2022, com a eleição e posse da nova diretoria.

No dia 28 de janeiro, no CentroSul Eventos foram realizadas as Reuniões das Comissões e do GT 1073, bem como o alinhamento do Plano de Trabalho. O GT 1073, aborda assuntos como concessão de atribuições profissionais, matriz do conhecimento e extensão de atribuição, assuntos de suma importância para as instituições de ensino, pois dará suporte a elaboração dos projetos pedagógicos dos cursos de Engenharia e Agronomia, fornecendo os conteúdos mínimos para a formação do profissional. A professora Gislaine foi eleita secretária do GT, aproximando cada vez mais a Unoesc dos trabalhos desenvolvidos pelo conselho na criação da matriz do conhecimento.

 

*Texto: Professoras do curso de Engenharia Civil Joaçaba tomam posse como Conselheiras do CREA-SC

 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.