Página inicial O que acontece Professores da Unoesc Joaçaba avaliam positivamente as temáticas trabalhadas na Formação Docente
Notícia Professor Joaçaba

Entre 5 a 9 de fevereiro ocorreu a programação da “Formação Docente” na Unoesc. Além das atividades que ocorreram no formato on-line, abrangendo todos os campi da Universidade, a Unoesc Joaçaba promoveu encontros presenciais com os docentes. A prática, promovida pelo Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), fomenta o desenvolvimento profissional dos docentes e a promoção dos processos de ensino e aprendizagem.

— Vivenciamos um processo permanente de aperfeiçoamento com objetivo de assegurar um ensino de qualidade aos nossos estudantes, por isso destaco a importância desses momentos de estudo e reflexão envolvendo o coletivo docente da Universidade — comentou a professora Mônica Tessaro.

— A formação docente da Unoesc é um processo que nos incentiva a estarmos sempre em crescimento. As atividades proporcionadas nos permitiram agregar novos conhecimentos e conhecer experiências, visto que precisamos nos manter em constante crescimento frente aos desafios e oportunidades que a docência nos proporciona — avaliaram os professores Jucielly Téo e Eduardo Linden Junior.

As palestras abordaram temas diversos com destaque para as seguintes formações: “Como realizar pesquisa Jurídica”; “Expressão da voz na docência”; “Socialização de práticas docentes” e “Curricularização da Extensão para coordenadores de cursos e NDE”.

—  Foi uma experiência pedagógica riquíssima para a área do Direito quanto ao uso de determinadas tecnologias, aspectos da neurociência, bem como sobre formas de realização de pesquisa no campo jurídico e construção do TCC. Saímos com novos modos de olhar para nosso cotidiano — completaram os professores Pamela Bier Belló Rocha e Paulo Junior Trindade dos Santos.

— Foi muito importante aprender sobre os cuidados com a voz, já que esse é nosso principal instrumento de trabalho — completou a professora Grasieli de Oliveira Ramos.

Além da parte formativa, durante o evento foi realizada a entrega do “Prêmio Mérito Docente” que teve como objetivos reconhecer e valorizar as práticas acadêmicas no âmbito do ensino, estimular a troca de experiências, instigar a criatividade e inovação dos professores da Universidade. Na Unoesc Joaçaba, o vencedor foi o professor Ricardo Hack.— Foi a partir de uma dessas formações docentes que me desafiei a fazer uso de um instrumento de avaliação diferenciado, o portfólio. Os resultados, tanto do ponto de vista da aprendizagem quanto por parte do relato dos estudantes, foram muito satisfatórios. Ou seja, além da significativa melhoria da prática pedagógica, por meio dos conhecimentos e estratégias didáticas aplicadas em sala, fui reconhecido e valorizado, por meio do prêmio. Isso é gratificante — afirmou Hack.