Professores da Unoesc ministram palestra em seminário internacional de agricultura sustentável
Os professores Mauricio Vicente Alves e Otávio Ajala Fiorentin, do curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê, proferiram palestras no I Seminário Internacional de Agricultura Sustentável, promovido pela Universidade Nacional Del Este (UNE), do Paraguai. Com o tema “Boas Práticas Agrícolas para uma Agricultura Sustentável”, o evento ocorreu no dia 26 de outubro, no formato on-line, […]
Publicado em 10/11/2021
Por Unoesc
Os professores Mauricio Vicente Alves e Otávio Ajala Fiorentin, do curso de Agronomia da Unoesc Xanxerê, proferiram palestras no I Seminário Internacional de Agricultura Sustentável, promovido pela Universidade Nacional Del Este (UNE), do Paraguai.
Com o tema “Boas Práticas Agrícolas para uma Agricultura Sustentável”, o evento ocorreu no dia 26 de outubro, no formato on-line, e contou com palestrantes da Argentina, do Brasil, da Guatemala e do Paraguai.
O professor Maurício abordou sobre práticas agrícolas voltadas à conservação do solo, que são muito importantes para melhorar a qualidade do solo e, consequentemente, a produtividade. Por sua vez, o professor Otávio discorreu sobre manejo sanitário de grandes culturas.
O convite aos professores da Unoesc Xanxerê é resultado das relações institucionais mantidas entre as duas universidades, por meio do trabalho realizado pela Coordenadoria de Relações Internacionais.
O professor Mauricio destaca que o Seminário foi muito importante para ambas as instituições, gerando propagação do conhecimento.
— Foi gratificante participar desse evento, espero que tenhamos outros momentos semelhantes. Agradeço a Unoesc pela oportunidade e a UNE pelo convite — comenta o professor.
Já o professor Otávio, salienta que os eventos de internacionalização são essenciais para avançarmos com a agricultura moderna.
— Apesar da globalização, muitos conhecimentos e atividades que são realizadas em um país não são conhecidas por outros. Assim, podemos trocar experiências que deram certo e buscar novas ações que possam ser implantadas aqui — reitera o professor Otávio.
Para a coordenadora de Relações Internacionais da Unoesc Xanxerê, professora Irene Sá Affolter, projetos desta natureza trazem benefícios tanto culturais, quanto de conhecimento técnico, além da abertura nas relações entre docentes e discentes de universidade e países distintos.
— Este tipo de atividade fortalece as relações entre as universidades, disseminando conhecimento e oportunizando estudos e pesquisas em ambas as universidades, tanto para brasileiros no Paraguai, quanto aos paraguaios aqui no Brasil — finaliza a professora.