Página inicial O que acontece Professores da Unoesc participam de mais uma formação docente
Professor Notícia

Professores da Unoesc participam de mais uma formação docente

De 15 a 19 de julho, o Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP) da Unoesc promoveu mais uma “Formação Docente”. Foram realizadas atividades on-line e presenciais envolvendo os professores de toda a Universidade.

A programação on-line ocorreu de forma institucional e contou com as palestras: “Articulando as inovações pedagógicas com as reais necessidades dos alunos”; “Da Ideia à Inovação na Unoesc” e “Neurodesenvolvimento e plasticidade cerebral no contexto educacional”.

De forma presencial, em cada campus, também foram realizadas atividades. Envolvendo os professores de Joaçaba, Campos novos e Capinzal houve um seminário temático cognitivo, palestra sobre motivação no contexto da aprendizagem, socialização de práticas pedagógicas e experiências, bem como formação para professores ingressantes e momento “tira-dúvidas” com o NAP.

Na Unoesc Videira foram temas de palestras: análise de dados quantitativos em pesquisas científicas, elaboração de questões de prova, cuidados com a voz, escrita científica e também houve a partilha de experiências exitosas docentes.

Em Xanxerê, os professores aprofundaram seus conhecimentos sobre gestão e comunicação em sala de aula em tempos de tecnologias e inteligência artificial, “tira-dúvidas” com o NAP e formação para professores ingressantes.

Na Unoesc Chapecó ocorreu uma palestra sobre inteligência artificial para professores e formação para os ingressantes. “Tira-dúvidas” com o NAP e planejamento estratégico dos cursos de Graduação.

Em São Miguel do Oeste, englobando também professores da Unoesc Pinhalzinho, São José do Cedro e Maravilha, além do “Tira-dúvidas” com o NAP e da formação para professores ingressantes, foi realizada a palestra “Construindo competências: um caminho para a formação docente por meio da matriz de referência”.

De acordo com a coordenadora do NAP, professora Josiane Aparecida de Jesus, a Unoesc fomenta a atualização constante dos conhecimentos de seus professores visando à adequação às demandas do mercado de trabalho.

— A formação docente atendeu aos objetivos propostos, de proporcionar qualidade nos conteúdos abordados aliados às necessidades atuais dos docentes da Instituição, integrando inovações pedagógicas, desenvolvimento de competências e reflexão sobre práticas educacionais. Tivemos uma excelente participação dos docentes em todos os campi — afirmou a professora Josiane.