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Graduação Pesquisa Xanxerê

Professores da Unoesc Xanxerê apresentam trabalho de pesquisa em evento internacional

O professor Claudio Luiz Orço, da Unoesc Xanxerê, participou do Colóquio Internacional da Association Internationale pour la Recherche Interculturelle (Aric). O evento, que aconteceu pela terceira vez no Brasil e pela primeira vez no Nordeste — na cidade histórica de Olinda, Pernambuco —, foi organizado pela Aric e pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade […]


O professor Claudio Luiz Orço, da Unoesc Xanxerê, participou do Colóquio Internacional da Association Internationale pour la Recherche Interculturelle (Aric). O evento, que aconteceu pela terceira vez no Brasil e pela primeira vez no Nordeste — na cidade histórica de Olinda, Pernambuco —, foi organizado pela Aric e pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Neste ano, o evento, que envolveu a temática Mobilidade, redes e interculturalidade: novos desafios para a pesquisa científica e a prática profissional, ocorreu nos dias 25 a 28 de abril, no Convento de São Francisco.

Na oportunidade, o professor, também representando a coautora professora Elizandra Iop, apresentou o trabalho A Diversidade Cultural em Perspectiva no Plano Nacional de Educação – PNE. Nesse sentido, a pesquisa demonstrou inovações contempladas nos planos Nacional, estaduais e municipais de Educação, e a necessidade de implementar um modelo de escola diferenciado, com metodologias inovadoras para dar conta do tratamento da diversidade cultural presente nas escolas, partindo da necessidade de se refletir sobre a cultura, que deve ser entendida enquanto dimensão social da sociedade humana, produzida coletiva e historicamente em contextos diferentes.

— Nesse contexto, observa-se que modelos teóricos hegemônicos de educação adotaram um discurso civilizatório, discriminatório e excludente, acarretando na negação da diversidade cultural perante a cultura oficial. Sendo assim, as práticas pedagógicas hegemônicas reafirmaram, em sua grande maioria, a marginalização das diferenças culturais no contexto escolar. Discute-se, portanto, a importância da educação multicultural que se oponha à educação hegemônica de caráter excludente, viabilizando um discurso e práticas pedagógicas que reconheçam e promovam a diversidade por meio do diálogo intercultural, de forma a garantir a prática da alteridade — destacou o professor em sua fala no evento.

O colóquio, reunindo pesquisadores brasileiros e internacionais, constituiu um momento fundamental para a atualização do conhecimento e formação metodológica de seus participantes. Nesse sentido, contou com inúmeras atividades: simpósios, comunicações orais, sessões interativas de pôsteres, mesas-redondas, conferências e minicursos.

Aric

A Aric é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 1985 com o objetivo de fornecer uma rede científica, internacional e interdisciplinar aos pesquisadores e profissionais que trabalham com questões associadas à interculturalidade.

Gradualmente, esse grupo se expandiu a pesquisadores de outros continentes, em particular aos países do hemisfério Sul, do Norte e do Centro da África, do Leste da Europa, da América Latina e, mais recentemente, da Ásia, incluindo pesquisadores da Índia, Vietnã, Camboja, Laos e Japão, entre outras regiões do mundo.

Atualmente, conta com mais de 200 membros de diferentes horizontes, favorecendo o diálogo norte/sul e ampliando, assim, seus objetivos e meios de comunicação. Desde a sua fundação, já organizou mais de 15 congressos e 14 colóquios internacionais.

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