Página inicial O que acontece Professores e acadêmicos celebram 15 anos do curso de Fisioterapia
Graduação Evento Joaçaba

Professores e acadêmicos celebram 15 anos do curso de Fisioterapia

Em comemoração aos 15 anos do curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba na noite de segunda-feira (27), no Auditório Afonso Dresch reuniram-se professores, acadêmicos e dirigentes da Instituição. No evento aconteceu o lançamento do selo comemorativo e homenagens àqueles que fizeram parte da trajetória do curso. Além disso, um vídeo com depoimentos dos professores e dirigentes foi […]

Em comemoração aos 15 anos do curso de Fisioterapia da Unoesc Joaçaba na noite de segunda-feira (27), no Auditório Afonso Dresch reuniram-se professores, acadêmicos e dirigentes da Instituição. No evento aconteceu o lançamento do selo comemorativo e homenagens àqueles que fizeram parte da trajetória do curso. Além disso, um vídeo com depoimentos dos professores e dirigentes foi apresentado aos estudantes.

Participaram do ato solene o diretor executivo da Unoesc Alciomar Marin, o diretor de graduação Ricardo de Menezes, a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Jéssica Mota, a coordenadora da área de Ciências Biológicas e da Saúde Liliane Fernandes, a coordenadora do curso de Fisioterapia Chrystianne Saretto e o diretor do Hospital Universitário Santa Terezinha Adgar Zeferino Bittencourt .

A história do curso

A Fisioterapia foi o segundo curso da área de Ciências Biológicas e da Saúde a ser criado, na Unoesc Joaçaba, em 1999. Segundo o vice-reitor da Unoesc, professor Nelson Machado, ao longo desse tempo, aconteceram mudanças curriculares, melhorias na estrutura física do curso e ênfase na formação prática, aliada a uma formação teórica sólida.

Um grande desafio do curso foi conseguir professores especializados. Pensando nisso, a Unoesc ofereceu a pós-graduação e depois o mestrado. Assim foi possível formar profissionais qualificados que entenderam a realidade da região, os valores da Instituição e as exigências do mercado de trabalho, afirma a professora Liliane Fernandes.

De acordo com a diretora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Jéssica Mota, os estudantes de Fisioterapia da Unoesc têm a oportunidade, desde o início da sua formação, de vivenciar a prática em hospitais, clínicas escolas e unidades básicas de saúde. O profissional desta área tem como objetivo estudar, tratar e prevenir as doenças e lesões relacionadas ao movimento humano. Segundo o professor Nelson, é um trabalho multidisciplinar que busca, juntamente com outras áreas da saúde, soluções para a melhoria da qualidade de vida do ser humano.

Para a professora Chrystianne Saretto, o mercado de trabalho continua aquecido por conta das áreas diferenciadas para tratamento e das novas especialidades. Em nossa região, o número de fisioterapeutas na região era muito restrito, não existiam estes profissionais trabalhando em prefeituras, hospitais e indústrias. Com o tempo, o curso trouxe muitos benefícios para a comunidade. No ano de 2013 foram mais de 900 pacientes atendidos gratuitamente e mais de 10 mil sessões de fisioterapia, relata Jéssica Mota.

O professor Ricardo Menezes, em nome da direção, proferiu que é um orgulho ter o curso de Fisioterapia na Universidade e agradeceu a toda a equipe que trabalhou na implantação desse curso. Além disso, afirmou que o curso é bastante reconhecido nas avaliações internas e externas da Unoesc e que tem obtido sucesso no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

O evento também contou com a participação de Marcos Meier, professor, psicólogo e comentarista em rádio e TV. De forma bem divertida, ele debateu sobre como ser feliz e ser uma pessoa realizada. Para ele, cada um deve saber o seu valor e deve buscar a sua realização profissional e, como consequência virá o prazer.

Seletivo Especial

O curso de Fisioterapia está com inscrições abertas para ingresso em 2015 pelo Seletivo Especial, que não realiza prova. São 40 vagas e a seleção dos candidatos é pela média aritmética do histórico escolar do ensino médio. O prazo de inscrição segue até o dia 1º de dezembro. O curso tem duração mínima de cinco anos e as aulas acontecem, predominantemente, no período noturno.