Página inicial O que acontece Professores e alunos do Mestrado em Direito participarão de simpósios e seminários em Roma
Graduação International Mestrado Chapecó

Professores e alunos do Mestrado em Direito participarão de simpósios e seminários em Roma

Nos dias 10 a 19 de janeiro de 2017, professores e alunos do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Unoesc estarão reunidos, em Roma, com professores e alunos de distintos países americanos e europeus para compartilhar conhecimentos e experiências no marco do Programa Internacional de Estudos Avançados para Especialistas em Direito, Ciências Sociais e […]


Nos dias 10 a 19 de janeiro de 2017, professores e alunos do Programa de Pós-Graduação (Mestrado) em Direito da Unoesc estarão reunidos, em Roma, com professores e alunos de distintos países americanos e europeus para compartilhar conhecimentos e experiências no marco do Programa Internacional de Estudos Avançados para Especialistas em Direito, Ciências Sociais e Humanidades – “Direitos Humanos Fundamentais, Democracia e Trabalho: América Latina e Europa diante dos desafios do Século XXI”.

O objetivo da atividade é fornecer subsídios aos participantes na promoção de pesquisas acerca dos Direitos Humanos Fundamentais, da Democracia e do Trabalho na América Latina e na Europa a partir de perspectivas transversais, colaborativas e comparadas.

O Programa Internacional, coordenado pelos professores Rodrigo Garcia Schwarz (Unoesc) e Michele Tiraboschi, da Università degli Studi di Modena e Reggio Emilia, foi organizado no âmbito de um convênio de cooperação firmado entre a Unoesc e a ADAPT – Associazione per gli Studi Internazionali e Comparati sul Diritto del lavoro e sulle Relazioni Industriali (Itália).

Além de contar com professores e alunos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Unoesc e de outros programas brasileiros, como os da USP, da FGV e da PUC-MG, os simpósios e seminários contarão com professores e pesquisadores internacionalmente renomados, provenientes das universidades espanholas de Castilla-La Mancha, Santiago de Compostela e Sevilla, das universidades italianas de Bergamo e Modena e do Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH) nos Estados Unidos da América.

No âmbito do programa, os professores Maria Cristina Pezzella, Riva Sobrado de Freitas, Robison Tramontina, Rodrigo Garcia Schwarz, Rogério Luiz Nery da Silva e Yuri Schneider representarão a Unoesc. Os alunos da universidade, participantes do Programa, serão integrados como pesquisadores às redes de pesquisa da ADAPT, além de terem a experiência internacional certificada nos seus históricos escolares, e de terem potencial acesso a inserção, como docentes, pesquisadores ou profissionais técnicos, em outras futuras atividades internacionais de colaboração técnica e acadêmica no âmbito dessa aliança.

Parte dos professores e alunos da Unoesc seguirá, ainda, nos dias 23 e 24 de janeiro de 2017, para Toledo, na Espanha, onde, como resultado de um convênio de cooperação firmado entre a Unoesc e a Universidad de Castilla-La Mancha, ministrarão aulas em cursos de especialização daquela universidade espanhola, reforçando, assim, a inserção internacional da Unoesc.

Para o desenvolvimento das duas atividades, o método escolhido envolve professores e alunos na construção e no desenvolvimento de projetos colaborativos de pesquisa. Para isso, estão envolvidos, com os professores e alunos da Unoesc, professores e alunos de universidades americanas e europeias e do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos (ACNUDH), que avançarão nos temas de pesquisa e na oferta recíproca de possibilidades de colaboração técnica e acadêmica.

 

* Texto: Professor Rodrigo Garcia Schwarz

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.