Professores e estudantes conhecem instituições americanas referências no estudo do Direito
Os estudantes de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, Fabio da Rosa Castanho e Luisa Anschau e a acadêmica da Unoesc Maravilha, Letícia Pereira, participaram, recentemente, de uma viagem de estudos aos Estados Unidos. Os acadêmicos foram acompanhados pelos professores Nédio Dariva Pires de Lima e Robison Tramontina. — A viagem teve o objetivo […]
Publicado em 06/11/2014
Por Unoesc
Os estudantes de Direito da Unoesc São Miguel do Oeste, Fabio da Rosa Castanho e Luisa Anschau e a acadêmica da Unoesc Maravilha, Letícia Pereira, participaram, recentemente, de uma viagem de estudos aos Estados Unidos. Os acadêmicos foram acompanhados pelos professores Nédio Dariva Pires de Lima e Robison Tramontina.
— A viagem teve o objetivo de agregar novos conhecimentos, experiências e abrir contatos para que nossos alunos possam prosseguir seus estudos nas universidades dos Estados Unidos — frisa o organizador da atividade, professor Nédio.
De acordo com Nédio, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer instituições que são referência no estudo do Direito. Os acadêmicos e professores participaram de um curso sobre o Sistema Judicial Americano e conheceram o mestrado em Direito da Fordham Law University de Nova Iorque.
Além disso, visitaram a ONU (Organização das Nações Unidas), o Capitólio e conheceram a Suprema Corte dos Estados Unidos e o Congresso Americano. Também integraram o roteiro da viagem o Museu Metropolitano de Artes, Museu de História Natural, o Memorial do 11 de Novembro, Lincoln Memorial, a Casa Branca, Biblioteca do Congresso e a Biblioteca Pública de Nova Iorque.
Experiência
A organização da cidade de Washington D.C, o desenvolvimento tecnológico, a estrutura da Fordham Law University e o respeito à legislação chamaram a atenção de Letícia Signor Pereira.
— Durante a viagem, vivenciei novas experiências de ensino-aprendizagem que contribuíram significativamente para a minha formação profissional — salienta.
Fabio Castanho ficou impressionado com a Universidade visitada e pensa em voltar para a Fordham para fazer cursos de férias. Ele frisa, ainda, que o curso sobre o Sistema Judicial Americano ofereceu maiores condições para ele contribuir para o aperfeiçoamento do Direito Brasileiro, quando estiver formado.
— O sistema jurídico/ legal americano é um dos mais antigos e eficazes do mundo — observa o acadêmico que ficou impressionado como os norte-americanos valorizam e preservam a história e a cultura do país.
Para a estudante Luísa Gauer Anschau, fazer um curso como esse, no exterior, é um privilégio. Ela destaca que o curso contribui positivamente para o currículo profissional, além de proporcionar conhecimentos enriquecedores.