Professores passam por semana de capacitação
Durante o período de férias dos acadêmicos da Unoesc, são os professores da Universidade que assumem o papel de aprendizes, numa programação de formação continuada realizada em todos os Campi da instituição. São palestras, mesas redondas e oficinas que buscam a integração dos recém chegados e a atualização de todo o corpo docente no que […]
Publicado em 24/07/2014
Por Unoesc
Durante o período de férias dos acadêmicos da Unoesc, são os professores da Universidade que assumem o papel de aprendizes, numa programação de formação continuada realizada em todos os Campi da instituição. São palestras, mesas redondas e oficinas que buscam a integração dos recém chegados e a atualização de todo o corpo docente no que diz respeito às práticas de ensino.
A capacitação docente ocorre todos os anos, com atividades concentradas no início do ano e no intervalo entre o primeiro e o segundo semestres. Nesta semana, estão ocorrendo nos Campi Videira e Joaçaba, sendo que neste último também envolve os professores de Campos Novos e Capinzal. Na semana que passou, foi desenvolvida em Chapecó, Xanxerê e São Miguel do Oeste. Em São Miguel, teve a participação de professores de Maravilha, Pinhalzinho e São José do Cedro.
Joaçaba
Em Joaçaba, a Semana de Capacitação Docente iniciou na terça, com uma recepção especial voltada aos professores ingressantes em que foram apresentadas as políticas institucionais e os serviços prestados por diversos setores da Universidade. Teve continuidade nesta quarta e quinta-feira, com 10 oficinas sobre assuntos como padrões comportamentais e cognitivos, estratégias de ensino e aprendizagem, metodologias ativas e outros.
Videira
Em Videira, a capacitação iniciou na segunda-feira e encerra nesta quinta, com diversas oficinas pedagógicas sobre as políticas institucionais da Unoesc, planejamento dos processos de ensinar e aprender, diário digital e critérios de avaliação, entre outros temas. Em junho, houve uma palestra que também integrou a programação de formação continuada dos professores. O palestrante foi do Dr. Pedro Kraus, consultor e docente da Fundação Getúlio Vargas. Ele falou sobre o tema “A arte de ensinar e ser bem sucedido em sala de aula”.
Chapecó
Em Chapecó, a capacitação docente foi realizada entre terça e quinta-feira da última semana. Foram abordados temas como “Diversificação das formas de avaliação”, “Google Docs” e “Sala de aula digital”. Além disso, os professores ingressantes acompanharam a explicação sobre o uso do portal e receberam orientações sobre o processo de aprendizagem.
Xanxerê
Em Xanxerê, a capacitação docente teve uma primeira etapa entre sexta-feira e sábado da semana passada, com duas oficinas (“Estratégias de ensino-aprendizagem na educação superior” e “Prezi”) e terá continuidade nos dias 1º e 2 de agosto, com um curso de introdução à docência destinado aos professores que estão iniciando suas atividades no segundo semestre de 2014.
São Miguel do Oeste
Em São Miguel do Oeste, a programação de formação direcionada aos professores ocorreu entre terça e sexta-feira da semana passada, com três palestras e uma mesa redonda. As palestras foram sobre os temas “Síndrome do Imperador – crianças violentas de pais permissivos?”, “Avaliação de rendimento” e “Metodologias ativas”. Já a mesa redonda teve como temática “A vida através da lente do cinema” e abordou os Direitos Humanos com o filme “Antes da Chuva”.