Profissões da área de tecnologia estão em alta durante a pandemia
Com a pandemia da Covid-19, as profissões da área da tecnologia estão ganhando cada vez mais espaço. Segundo o LinkedIn, os cargos em tecnologia ocupam o 2º lugar no Ranking das Profissões que, neste ano, estão em alta no Brasil. 20% das contratações realizadas foram para funções remotas, ou seja, no formato home office. A […]
Publicado em 24/02/2021
Por Unoesc
Com a pandemia da Covid-19, as profissões da área da tecnologia estão ganhando cada vez mais espaço. Segundo o LinkedIn, os cargos em tecnologia ocupam o 2º lugar no Ranking das Profissões que, neste ano, estão em alta no Brasil. 20% das contratações realizadas foram para funções remotas, ou seja, no formato home office.
A diplomada do curso de Ciência da Computação da Unoesc São Miguel do Oeste, Maluane Althaus, trabalha no conforto de sua casa para uma empresa multinacional: a Everis. A empresa tem mais de 27 mil profissionais na Europa, nos Estados Unidos e na América Latina. A oportunidade para trabalhar como testadora da multinacional surgiu, em novembro do ano passado, em meio à pandemia. As contratações, neste período, mostram que o mercado de tecnologia está aquecido, oferecendo oportunidades para profissionais qualificados.
Maluane diz que a experiência adquirida, durante a sua carreira profissional, foi fundamental para conquistar a vaga. Ela chama atenção para a importância de continuar estudando e manter atualizado o perfil no LinkedIn.
— Recebi essa e outras propostas pelo LinkedIn. Os recrutadores estão de olho em quem sabe utilizar essa plataforma. Além disso, é imprescindível continuar os estudos, após a graduação, já que a área da tecnologia está em constante evolução — afirma a diplomada da Unoesc, que está trabalhando com softwares para instituições bancárias.
Além de manter-se atualizado, é preciso ter flexibilidade para se adaptar às mudanças. Maluane conta que, antes de ingressar na Everis, trabalhava presencialmente e precisou se adaptar à nova função 100% remota. Ela diz que, no formato home office, não perde tempo no trânsito com deslocamento. Por outro lado, tem o desafio de estabelecer uma rotina de início e fim de jornada de trabalho e manter o foco para não misturar vida pessoal e profissional.
As oportunidades que a área da tecnologia oferece
A oportunidade em atuar na área surgiu cedo para Maluane.
— O curso de Ciência da Computação da Unoesc permitiu que eu ingressasse no mercado de trabalho já no segundo ano da graduação. Tive a oportunidade de aliar os conhecimentos aprendidos em sala de aula com a prática no trabalho — destaca a diplomada.
Segundo o coordenador de Ciência da Computação, Roberson Junior Fernandes Alves, o mercado de tecnologia está aquecido e os profissionais têm sido requisitados e valorizados pelas empresas.
— O profissional tem ampla possibilidade de atuação na área, boa remuneração e desenvolve múltiplas habilidades, podendo agir como agente de transformação — detalha o coordenador, acrescentando que o curso busca alavancar e transformar o mercado de trabalho, por meio da produção e geração de novas tecnologias.