Programa de acolhimento da Unoesc Chapecó é premiado em evento nacional
Publicado em 22/08/2024
Por Imprensa Unoesc Chapecó
O conhecido slogan da Unoesc “Fazendo parte da sua vida” é experienciado pela comunidade acadêmica de várias maneiras, e uma delas recebeu reconhecimento nacional nesta semana. O Núcleo de Acessibilidade e Inclusão (NAI), através do projeto “Ninho do NAI”, foi avaliado e alocou a Unoesc como uma das empresas mais inovadoras do estado, ocupando a segunda colocação na categoria “Empresas de Médio Porte”, no Prêmio IEL de Talentos 2024, concedido pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL), vinculado à Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).
O evento, que divulgou os premiados, aconteceu na quarta-feira (21) em Joinville e tem como objetivo tornar ainda mais relevante, no âmbito nacional, as iniciativas vinculadas à educação e ao mercado de trabalho, estimulando a qualificação dos talentos para pesquisa, desenvolvimento e inovação em todo o país. O projeto responsável pelo reconhecimento nasceu em 2020, durante a pandemia, e continuou com o passar dos anos, prestando, através dos bolsistas, suporte emocional e psicológico aos integrantes.
— É uma plataforma de acolhimento socioemocional. Inicialmente, o Ninho do NAI tratava sobre os desafios do distanciamento social, e depois, o projeto deu muito certo, a ponto de os acadêmicos abraçarem a atividade, o que fortaleceu sua continuação, sendo estendido para estudantes bolsistas e também às pessoas com deficiência que participam dos nossos projetos de inclusão no ensino superior. São três encontros por semana, de maneira remota, onde os integrantes direcionam rodas de conversa, sobre diversos temas levantados pelos próprios participantes. No total temos mais de 70 estudantes participando semestralmente — explica o coordenador do NAI, Jackson Gerson da Silva.
Nos encontros, os desafios vivenciados no ensino superior se destacam enquanto pauta, bem como as dificuldades encontradas por pessoas com deficiência, síndromes e transtornos.
— O prêmio é o reconhecimento deste projeto realizado com tantas mãos, em que contribuiu e irá contribuir ainda mais para a vida acadêmica, pessoal e profissional dos participantes. Ficamos muito felizes e motivados, porque os resultados estão aí, agora, reconhecidos por esta premiação — celebra o coordenador do NAI.