Programa de Pós-Graduação em Educação realiza Seminário Internacional
Entre os dias 30 e 31 de março ocorreu, na Unoesc de Joaçaba, o Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos, além do 4º Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental e 2º Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGed – Mestrado) […]
Publicado em 06/04/2015
Por Unoesc
Entre os dias 30 e 31 de março ocorreu, na Unoesc de Joaçaba, o Seminário Internacional de Políticas e Processos Educativos, além do 4º Seminário de Pesquisa sobre Indicadores de Qualidade do Ensino Fundamental e 2º Seminário de Estratégias e Ações Multidisciplinares. O evento foi organizado pelo Programa de Pós-graduação em Educação (PPGed – Mestrado) e teve por objetivo analisar questões relacionadas à avaliação e regulação da educação nos contextos ibero e latino-americanos, assim como promover a constituição de frentes de pesquisa, especialmente por meio de cooperação para o desenvolvimento de projetos em rede.
O seminário, que reuniu cerca de 350 pessoas, contou com a participação de professores pesquisadores do Brasil, México, Chile, Uruguai e Portugal, congregando debates e experiências de países ibero e latino-americanos. Também participaram estudantes de graduação e pós-graduação, professores da educação superior e educação básica e pesquisadores de outras instituições interessados na temática.
A programação compreendeu conferências, sessões temáticas e lançamento de livros. Na conferência de abertura, o professor Afrânio Mendes Catani, da Universidade de São Paulo (USP) abordou o tema “Avaliação e regulação da educação: perspectivas de políticas alternativas”. Na sequência, participaram como conferencistas da sessão temática “Políticas para a qualidade e práticas educativas na educação superior”, os professores Jaime Morales Vásquez, da Universidad de Colima, no México, José Camilo dos Santos Filho, da Unicamp e Unoeste e Elizabete Monteiro de Aguiar Pereira, da Unicamp.
O tema “Desafios da avaliação e construção da qualidade na educação básica” foi abordado na segunda sessão temática do primeiro dia, da qual foram conferencistas María Verônica Leiva Gerrero, da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso, no Chile e o Elton Luiz Nardi, da Unoesc.
A programação do dia 30 contou, também, com uma sessão de apresentação de estudos temáticos, da qual participaram os professores Joviles Vitório Trevisol, da UFFS, Rosane Carneiro Sarturi, da UFSM, Regina Oneda Mello, Patrícia Aparecida Pedroso e Lucivani Gazzólla, da Unoesc.
Na manhã do dia 31, duas sessões temáticas simultâneas enfocaram experiências investigativas em avaliação, regulação e qualidade na educação. A sessão reservada à educação superior teve como conferencistas os professores Jaime Morales Vásquez, da Universidad de Colima, no México, Enrique Daniel Andrés Martinez Larrechea, do Centro Latinoamericano de Economia Humana, no Uruguai e Elizabete Monteiro de Aguiar Pereira, da Unicamp. Já as experiências que enfocaram a educação básica foram abordadas pelos professores Clenio Lago, da Unoesc, María Verônica Leiva Gerrero, da Pontifícia Universidad Católica de Valparaíso, no Chile e pela Isabel Maria Torre Carvalho Viana, da Universidade do Minho, em Portugal.
Desafios teórico-metodológicos da avaliação nos processos educativos foi o tema da sessão de encerramento do Seminário, que contou com os conferencistas Altair Alberto Fávero, da UPF, Afrânio Mendes Catani, da USP e José Camilo dos Santos Filho, da Unicamp e Unoeste.
Durante o evento, houve o lançamento de livros publicados por conferencistas e palestrantes nacionais e estrangeiros, bem como por convidados, professores e egressos do PPGEd.
O evento foi um marco importante na ampliação da inserção nacional e internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unoesc, tendo viabilizado, na noite do dia 31, um encontro dos pesquisadores de diferentes países visando à constituição de uma rede iberoamericana de pesquisa em políticas e processos de educação superior.
Na avaliação do coordenador da comissão organizadora do evento, professor Elton Luiz Nardi, as expectativas em relação ao Seminário foram superadas.
— Além da qualidade dos debates promovidos em torno de uma temática atual e candente, o Seminário constituiu um espaço privilegiado de interlocução entre pesquisadores de diferentes países — conclui o coordenador.
* Com informações do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGed – Mestrado)