Programa internacional de intercâmbio proporciona mais confiança para acadêmica de Taiwan
A Unoesc Xanxerê em parceria com o programa internacional do Rotary Club Abelardo Luz Sementes recepcionou a intercambista Chih-Jung Yu, de 19 anos, através de uma atividade desenvolvida em parceria para intercâmbio cultural. Foi uma oportunidade de aprender os costumes, as tradições e o idioma ao permanecer hospedada na casa de três famílias Rotarianas em […]
Publicado em 15/08/2019
Por Unoesc
A Unoesc Xanxerê em parceria com o programa internacional do Rotary Club Abelardo Luz Sementes recepcionou a intercambista Chih-Jung Yu, de 19 anos, através de uma atividade desenvolvida em parceria para intercâmbio cultural.
Foi uma oportunidade de aprender os costumes, as tradições e o idioma ao permanecer hospedada na casa de três famílias Rotarianas em Abelardo Luz, respectivamente, Daniel e Tatiane Roncaglio, Vilmar e Fabirula Rigati, e Ivan e Telma Gilioli. Em Xanxerê, a estudante se hospedava na residência da coordenadora da Mobilidade Acadêmica da Unoesc Xanxerê, professora Irene Sá Affolter.
A jovem, natural de Taiwan, destacou que se pudesse, gostaria de realizar o intercâmbio novamente pela experiência adquirida.
— Depois do intercâmbio me sinto mais confiante. Antes era uma garota auto humilhada por me preocupar muito, achando que não conseguiria. Aprendi que não devemos nos importar com o que as pessoas pensam de nós e sim, sermos nós mesmos, aumentando o número de amigos. Muito feliz por encontrar estas pessoas na minha vida eu quero dizer, obrigado por tudo — afirmou Chih-Jung Yu.
O ambiente na Unoesc também foi muito elogiado, pois reforçou a experiência de troca, de ampliar conhecimentos e fazer novos amigos.
— Os professores daqui são muito simpáticos e ensinam com paciência. Os estudantes são amigáveis e ajudam uns aos outros e como resultado, digo que amo muito meus colegas. Conheci os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Direito, Educação Física e Psicologia. Existem muitos cursos excelentes na Unoesc e todos podem escolher. Afirmo que vale apena estudar aqui — citou a intercambista.
Além das aulas na Unoesc, ela frequentou o Ensino Médio na Escola de Educação Básica Anacleto Damiani em Abelardo Luz e visitou várias cidades e estados do Brasil, durante esses 11 meses de intercâmbio, entre eles, o estado do Amazonas e do Paraná. Além do Brasil, a aluna ainda esteve no Vietnã, onde também gostou, mas considerou muito diferente do Brasil.
Sobre o Brasil, falou que a cultura, a comida e o clima aqui são muito diferentes. Come-se muito churrasco, mas não há como negar que é muito delicioso. Quanto ao clima, além das expectativas, pois estava muito frio, diferente de quando chegou.