Programa Universidade Gratuita tem apoio de lideranças estudantis da Unoesc
Presidente do DCE, Jean Calza (esquerda) acompanhando a entrega do PL ao Governador Jorginho Mello.
Publicado em 18/05/2023
Por Unoesc
O Projeto de Lei (PL) que institui o programa Universidade Gratuita foi entregue, nesta semana, para análise da Assembleia Legislativa do Estado de Santa Catarina (Alesc). O ato, no Palácio Barriga Verde, em Florianópolis, foi prestigiado por reitores das instituições que integram a Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe) e membros dos Diretórios Centrais dos Estudantes (DCEs).
A Unoesc foi representada no evento pelo reitor, professor Doutor Ricardo Antonio De Marco, e pelo presidente do DCE de Joaçaba, Jean Carlos Calza Ribeiro. A liderança estudantil acompanha o projeto desde as primeiras discussões, demonstrando apoio à iniciativa que oferece oportunidades para pessoas que desejam cursar uma Graduação, mas, por falta de condições financeiras, acabam se afastando dos estudos.
— O Universidade Gratuita é um anseio da comunidade estudantil. A possibilidade do ensino superior de qualidade, com o aporte do Governo, certamente irá transformar vidas e contribuir para o desenvolvimento das regiões — ressalta Jean, acrescentando que, em conversa com os deputados estaduais, o DCE solicitou respaldo para que o programa seja viabilizado o quanto antes.
— É importante destacar a participação dos nossos estudantes nesse processo, que representa um momento histórico para Santa Catarina e para as instituições comunitárias — enaltece o reitor da Unoesc.
Com a oferta de vagas gratuitas em universidades do Sistema Acafe, a expectativa do Governo do Estado é atender 30 mil alunos a partir do segundo semestre de 2023 e chegar a 75 mil contemplados em 2026. O investimento tem previsão de chegar a R$ 1,2 bilhão.
*Texto Mayelle Hall/Ascom Unoesc Joaçaba