Página inicial O que acontece Projeto Conexões Saudáveis prestará orientações a pessoas com sofrimento psíquico e à comunidade
Graduação Inserção Social São Miguel do Oeste

Projeto Conexões Saudáveis prestará orientações a pessoas com sofrimento psíquico e à comunidade

O curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste está desenvolvendo o projeto “Conexões Saudáveis”. Segundo a coordenadora, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o projeto tem o objetivo de criar uma rede de conexões, orientações e informações para pessoas com sofrimento psíquico e para a comunidade em geral. As informações serão repassadas por telefone. […]


O curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste está desenvolvendo o projeto “Conexões Saudáveis”. Segundo a coordenadora, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o projeto tem o objetivo de criar uma rede de conexões, orientações e informações para pessoas com sofrimento psíquico e para a comunidade em geral. As informações serão repassadas por telefone.

— O projeto é destinado a pessoas da comunidade que buscam informações sobre os diversos assuntos que a Psicologia aborda, tais como: estresse, ansiedade, dificuldades escolares, depressão, relacionamentos, abuso, dependência de álcool, depressão, saúde mental, violência, entre outros — detalha a professora Lisandra.

A população que tiver interesse em receber essas informações e orientações deverá ligar, a partir do mês de agosto, no telefone 3631-1655. As ligações serão atendidas pelos acadêmicos de Psicologia, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno.

A pandemia  e o sofrimento psíquico

A professora Lisandra Antunes de Oliveira salienta que a mudança de rotina, provocada pela pandemia da Covid-19, a redução do contato social e físico com familiares e demais pessoas; questões relacionadas à situação financeira e as incertezas em relação ao futuro, assim como o confinamento, têm sido associados com um aumento do sofrimento psíquico. Outro fator que vem sendo analisado e apontado como gerador de estresse, medo e angústias é a falta, a precariedade ou a incongruência das informações repassadas à população.

O projeto “Conexões Saudáveis” proporcionará, via telefone, informações de caráter psicológico, que possam contribuir com o acesso às estratégias de enfrentamento e controle do estresse e das questões referentes às formas de enfrentamento das situações desafiadoras do dia a dia.

Uma pesquisa realizada em 2003, quando houve um surto da Síndrome Respiratória Grave (SARS) na China e no Canadá, apontou que foi possível reduzir os impactos psicológicos e ocupacionais negativos, por intermédio de linhas de telefone, que ofertavam serviços de suporte e informação por meio de profissionais da Saúde. 

Receba as novidades da Unoesc

Usaremos seus dados para entrar em contato com você sobre informações correlacionadas que podem ser de seu interesse. Você pode cancelar o envio da divulgação, a qualquer momento. Para mais detalhes, leia nossa política de privacidade.