Projeto Conexões Saudáveis prestará orientações a pessoas com sofrimento psíquico e à comunidade
O curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste está desenvolvendo o projeto “Conexões Saudáveis”. Segundo a coordenadora, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o projeto tem o objetivo de criar uma rede de conexões, orientações e informações para pessoas com sofrimento psíquico e para a comunidade em geral. As informações serão repassadas por telefone. […]
Publicado em 16/07/2020
Por Unoesc
O curso de Psicologia da Unoesc São Miguel do Oeste está desenvolvendo o projeto “Conexões Saudáveis”. Segundo a coordenadora, professora Lisandra Antunes de Oliveira, o projeto tem o objetivo de criar uma rede de conexões, orientações e informações para pessoas com sofrimento psíquico e para a comunidade em geral. As informações serão repassadas por telefone.
— O projeto é destinado a pessoas da comunidade que buscam informações sobre os diversos assuntos que a Psicologia aborda, tais como: estresse, ansiedade, dificuldades escolares, depressão, relacionamentos, abuso, dependência de álcool, depressão, saúde mental, violência, entre outros — detalha a professora Lisandra.
A população que tiver interesse em receber essas informações e orientações deverá ligar, a partir do mês de agosto, no telefone 3631-1655. As ligações serão atendidas pelos acadêmicos de Psicologia, de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno.
A pandemia e o sofrimento psíquico
A professora Lisandra Antunes de Oliveira salienta que a mudança de rotina, provocada pela pandemia da Covid-19, a redução do contato social e físico com familiares e demais pessoas; questões relacionadas à situação financeira e as incertezas em relação ao futuro, assim como o confinamento, têm sido associados com um aumento do sofrimento psíquico. Outro fator que vem sendo analisado e apontado como gerador de estresse, medo e angústias é a falta, a precariedade ou a incongruência das informações repassadas à população.
O projeto “Conexões Saudáveis” proporcionará, via telefone, informações de caráter psicológico, que possam contribuir com o acesso às estratégias de enfrentamento e controle do estresse e das questões referentes às formas de enfrentamento das situações desafiadoras do dia a dia.
Uma pesquisa realizada em 2003, quando houve um surto da Síndrome Respiratória Grave (SARS) na China e no Canadá, apontou que foi possível reduzir os impactos psicológicos e ocupacionais negativos, por intermédio de linhas de telefone, que ofertavam serviços de suporte e informação por meio de profissionais da Saúde.