Projeto de Docente da Unoesc Videira está entre os cinco melhores do estado
A professora Juliana Aparecida Biasi, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Campus Videira, teve seu projeto de ensino intitulado “Uma história para contar” entre os cinco melhores do estado em concurso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina. A premiação acadêmica de arquitetura e urbanismo de Santa Catarina […]
Publicado em 05/01/2022
Por Unoesc
A professora Juliana Aparecida Biasi, do curso de graduação em Arquitetura e Urbanismo da Unoesc Campus Videira, teve seu projeto de ensino intitulado “Uma história para contar” entre os cinco melhores do estado em concurso promovido pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Santa Catarina.
A premiação acadêmica de arquitetura e urbanismo de Santa Catarina de 2021 está em sua 8a edição do prêmio estudante e 2a de prêmio professor, que busca identificar, avaliar e premiar Práticas Inovadoras de Ensino adotadas por professores dos cursos de Arquitetura e Urbanismo das Instituições de Ensino Superior – IES (Universidades, Centros de Ensino Superior ou Faculdades) de Santa Catarina, no ano de 2019.
“O resultado é muito gratificante, nós como professores estamos a todo o tempo nos reinventando para melhorar a qualidade de ensino em sala de aula. Confesso que fiquei surpresa com o resultado, pois nos cursos de arquitetura e urbanismo temos muitas atividades práticas, que nos permitem um leque maior de possibilidades para a inovação, mas eu inscrevi um projeto de uma disciplina teórica: história e teoria da arquitetura e da cidade.”
A prática de ensino inscrita pela professora incentivou a quebra de barreiras teóricas nas disciplinas de história, motivando os acadêmicos a estudarem e pesquisarem em campo mais a fundo a história das edificações locais, em sua maioria no Oeste de Santa Catarina. Juliana ainda argumenta que, além de publicações robustas em seminários, congressos e periódicos especializados da área, ainda rendeu um livro publicado pela Editora Unoesc.
“Tudo convergiu para um resultado positivo. A Unoesc proveu meios e recursos para que a prática pudesse ser realizada e divulgada. Também pude presenciar em primeira mão o aumento de interesse pela disciplina, o envolvimento e senso de pertencimento dos alunos na sociedade e história local” – finaliza a professora.